Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

“Pensei que morria queimado no fogo”

Num dia em que voltaram a registar-se mais de 260 incêndios, o pior de ontem deflagrou em Moimenta da Beira, onde três bombeiros sofreram queimaduras graves. "Mal saímos do carro, o vento mudou e fomos engolidos pelas chamas. Pensei que ia morrer queimado", contou ao CM Alfredo Lopes, um dos bombeiros de Penedono atingidos pelo fogo.
7 de Outubro de 2011 às 01:00
Os bombeiros César Antunes (foto grande, de mão ligada), Alfredo Lopes e José Costa sofreram queimaduras no incêndio
Os bombeiros César Antunes (foto grande, de mão ligada), Alfredo Lopes e José Costa sofreram queimaduras no incêndio FOTO: Nuno André Ferreira

Além de Moimenta da Beira, os bombeiros concentraram os meios aéreos e terrestres em Castanheira de Pêra, onde as chamas estavam activas desde quarta-feira, e no distrito de Vila Real, onde deflagraram mais incêndios.

Os três feridos e dois colegas de Penedono chegaram a Baldos, Moimenta da Beira, pelas 15h30. Mal tiveram tempo para parar a viatura: uma mudança repentina da direcção do vento deixou--os no meio das chamas. O chefe José Augusto Costa, 52 anos, Alfredo Lopes, 43, e César Antunes, 25, não conseguiram fugir e sofreram queimaduras em diversas zonas do corpo. "Foi tudo muito rápido. Só ouvi os meus colegas a gritar para fugir", disse o bombeiro César Antunes.

O chefe José Costa sofreu as queimaduras mais graves, de primeiro e segundo graus na cara, peito e nos membros superiores. Está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Segundo uma fonte hospitalar, o prognóstico é "reservado", mas não correrá risco de vida. Os outros feridos foram assistidos no centro de saúde local, receberam alta, e regressaram ao quartel em Penedono. Ao chegar junto dos colegas, César Antunes abraçou o pai em lágrimas. "É uma vida a viver do perigo", desabafou o pai, sapador florestal. António Nogueira, comandante dos bombeiros, salientou que ele "é um bombeiro muito experiente, mas os acidentes acontecem".

BOMBEIROS INCÊNDIOS MOIMENTA DA BEIRA CASTANHEIRA DE PÊRA PENEDONO VILA REAL
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)