Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Perfis de ADN vão ser armazenados

A primeira base de dados de perfis de ADN a funcionar em Portugal pode começar a armazenar as primeiras amostras no prazo de três semanas, após a instalação do software norte-americano do FBI no sistema informático montado em instalações da Faculdade de Medicina de Coimbra, que será gerido por técnicos do Instituto de Medicina Legal (INML).
18 de Março de 2009 às 10:51
Perfis de ADN vão ser armazenados
Perfis de ADN vão ser armazenados FOTO: d.r.

De acordo com o secretário de Estado adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, o CODIS (Combined DNA Index System) é um sistema informático desenvolvido pela Polícia Federal norte-americana e cedido gratuitamente a Portugal.

A instalação do sistema, em Coimbra, esteve a crago do coordenador do projecto Kenneth Walker, que se encontra em Portuagl para dar formação aos dez técnicos do INML que vão gerir a base de dados.

A versão do programa informático usada em Portugal estará adaptada à legislação portuguesa reflectindo os dois objectivos previstos na lei: a identificação civil e a investigação criminal.  Assim sendo, explica Francisco Corte-Real, responsável pelo projecto no INML, a base de dados “possui os seis ficheiros autorizados no diploma, que são os perfis de condenados, dos voluntários, as amostras-referência e amostras-problema para identificação civil (cadáveres não identificados) e as amostras-problema para investigação criminal (nomeadamente sémen e manchas de sangue). 

Para Francisco Corte-Real, uma das maiores vantagens do sistema é o cruzamento de informação, como os vestígios de uma vítima de abuso sexual que até agora não podiam ser comparados com o ADN de ninguém. A possibilidade de identificar cadáveres ou pessoas desaparecidas são outras das principais vantagens dos sistema, que poderá impulsionar a investigação criminal, tanto no combate como na prevenção do crime.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)