page view

Pesca de lampreia no rio Douro com novas regras

Apenas 4 embarcações resistem na zona da Ribeira de Abade.

04 de fevereiro de 2016 às 19:45

Fernando Silva começou a pescar lampreia "em miúdo" e tornou-se profissional da faina após a reforma. Aos 63 anos, é um dos poucos pescadores da espécie na Ribeira de Abade, em Valbom, Gondomar - onde existe, desde segunda- -feira, o Posto de Registo e Controlo do Pescado. "Serve para declararmos o que pescamos para podermos ter licença de pesca, mas só há quatro embarcações aqui, agora. Uns, como eu, vêm todos os dias e outros uma vez por semana", referiu.

O espaço foi criado através de uma parceria entre os pescadores locais, a câmara de Gondomar, a Docapesca e a Vianapesca, e vai manter-se em funcionamento até ao final de abril. O objetivo é proporcionar condições de descarga e registo das capturas - principalmente de lampreia, mas também de sável - enquanto atividade sazonal, mas que deve ser considerada uma atividade económica, que envolve também pescadores de Avintes e Arnelas, na margem sul do Douro, Vila Nova de Gaia.

Os restaurantes interessados podem, agora, inscrever-se no posto, adquirindo o pescado diretamente aos pescadores. "Isto já não dá grande lucro, a procura já não é o que era e esta é uma arte que tem tendência a desaparecer por estes lados", disse Fernando Silva. A poucos metros, na EN108, Virgínia Silva reconhece que o "grande negócio da lampreia era há 10 ou 12 anos quando não havia mãos a medir. Agora, até os pescadores são poucos por aqui".

A navegação no rio Douro está ainda suspensa devido à destruição de boias de sinalização e existência de detritos à superfície, na sequência do mau tempo do início do ano. Polícia Marítima, APDL e Secretaria de Estado das Pescas concederam, no entanto, o levantamento da interdição, apenas para a pesca da lampreia, através de um regime de exceção. A espécie é apanhada entre janeiro e abril.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8