Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Pescador resgatado de falésia

Uma pescaria nocturna nas falésias da Praia do Tonel, em Sagres, esteve prestes a acabar em tragédia para Rui Jorge Vicente Gomes, de 27 anos. Ontem de madrugada o jovem de Portimão, acompanhado de dois amigos, escorregou quando transpunha um passadiço de rocha, tendo caído para o mar.
17 de Dezembro de 2006 às 00:00
Rui Gomes, de 27 anos, caiu de uma rocha na Praia do Tonel e esteve 40 minutos na água gelada
Rui Gomes, de 27 anos, caiu de uma rocha na Praia do Tonel e esteve 40 minutos na água gelada FOTO: José Carlos Campos
Atirado pelas ondas para o interior de uma furna, permaneceu na água gelada cerca de 40 minutos, agarrando com os dentes uma corda existente no local, enquanto nadava. “Foram momentos de grande aflição e cheguei a pensar que ia morrer. Só Deus sabe o que passei”, confidenciou ao CM, no Hospital de Portimão, para onde foi transportado em hipotermia e com lesões numa mão, costelas, perna e coxa esquerda. Quanto aos dentes da frente, partiu-os todos no esforço de se segurar à corda.
“Estava a ficar com muito frio, mas consegui nadar, contra a maré, para fora da gruta. Depois fui empurrado por uma onda e icei-me para uma rocha. Ainda trepei alguns metros, mas estava gelado, dorido e já sem forças”, recordou.
Sem comunicações, sem carro e apenas com uma lanterna, os amigos de Rui desesperavam. Um grupo de pescadores, que estava próximo, ouviu os pedidos de ajuda e um deles, Bruno Silva, pôde dar o alerta, tendo seguido de imediato para o local o salva-vidas Rainha D. Amélia, a Polícia Marítima, o INEM e os Bombeiros de Vila do Bispo, que, com cordas e uma maca, resgataram Rui Gomes.
“Foi um milagre ele ter-se salvo”, disse ao CM Bruno Silva. Devido à escuridão e aos difíceis acessos, a operação de salvamento prolongou-se por quatro horas.
Ontem de madrugada também seis tripulantes de um barco de recreio caíram à água na Ria Formosa, próximo do cais de Faro, quando a embarcação embateu numa bóia de sinalização. Foram recolhidos por outros dois ocupantes do barco.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)