Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Pescadores revoltados

O Tribunal de Tavira adiou para sexta-feira o interrogatório ao mestre Viriato Santana da embarcação ‘Fé em Fátima’ detido anteontem pelo comandante da LFR ‘Dragão’ da Marinha Portuguesa e acusado do crime de desobediência. Ontem, cerca de 50 pescadores de Santa Luzia juntaram-se no tribunal, em apoio ao mestre, mas não se registaram incidentes.
21 de Janeiro de 2009 às 00:30
Marinha diz que havia ondulação de meio metro na altura do incidente
Marinha diz que havia ondulação de meio metro na altura do incidente FOTO: direitos reservados

Viriato Santana pescava polvo ao largo de Santa Luzia e desobedeceu à ordem de paragem da actividade do comandante da LFR. Viriato alegou perigo "devido ao mau estado do mar, com cerca de cinco metros de ondulação".

O Serviço de Informações e Relações Públicas da Marinha rebate esta afirmação, garantindo que "no momento da vistoria à embarcação o estado do mar era de cerca de meio metro de vaga".

Outra controvérsia é a assistência prestada a António Santana, pai do mestre, que se sentiu mal a bordo. Viriato aponta a atitude agressiva do comandante para a doença do pai e a demora no socorro. A Marinha diz que quando o comandante da LFR foi informado da situação, "de imediato solicitou à capitania a presença de uma equipa do INEM no cais" e disponibilizou o transporte do doente "numa semi--rígida da ‘Dragão’". Isto porque a LFR "não tem calado suficiente para entrar na barra".

PORMENORES

PESCA DE POLVO

A embarcação ‘Fé em Fátima’ pescava polvo, aquando do incidente, com uma tripulação de um mestre e quatro homens.

IRREGULAR

A Marinha terá detectado algumas irregularidades nessa actividade, pelo que mandou o mestre parar com a actividade, o que este recusou.

MULTA

Aquilo que poderia ser coima por actividade irregular, transformou-se num crime de desobediência. O juiz do Tribunal de Tavira apreciará o caso e decidirá a medida de coacção até sessão em tribunal.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)