Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Pescadores salvos no mar

Às 08h39 de domingo, o centro de salvamento marítimo de Ponta Delgada recebeu um aviso do sistema automático de alerta (EPIRB) do navio de pesca ‘Alboran II’. O pesqueiro de bandeira do Panamá, que operava a partir da Corunha, afundou-se 400 milhas a sudoeste de Santa Maria, Açores. Levava 13 tripulantes, sete dos quais portugueses. Começou a meter água na sala das máquinas e os pescadores só tiveram tempo de abrir os salva-vidas e sair para o mar.
23 de Dezembro de 2008 às 00:30
O petroleiro ‘Minerva Clara’ resgatou 13 homens à deriva no mar
O petroleiro ‘Minerva Clara’ resgatou 13 homens à deriva no mar FOTO: direitos reservados

Accionados os meios de salvamento da Marinha e Força Aérea, o centro de Ponta Delgada avisou os navios que estavam na zona. O petroleiro grego ‘Minerva Clara’ localizou os sete portugueses, três indonésios, um cubano, um chileno e o mestre espanhol em duas balsas de salvamento. Estavam à deriva no mar há 16 horas.

Aristoteles Giannios, responsável da empresa proprietária do petroleiro, garante ao CM que "todos os tripulantes estão bem e não precisaram de tratamento médico".

O navio grego optou por seguir viagem, rumo aos Estados Unidos. "O porto mais próximo é nas Bahamas. Estamos a negociar com o proprietário do ‘Alboran II’ para deixarmos aí os 13 tripulantes. O petroleiro chega a 29 de Dezembro", disse Giannios. Segundo a Marinha, os portugueses são de Vila do Conde, Matosinhos e Póvoa do Varzim.

PORMENORES

SETE PORTUGUESES

De acordo com a empresa proprietária do petroleiro que salvou os pescadores, os sete portugueses são Isac Gonçalves, Luís Pendieiro, Jorge Martins Flor, Luís Gonzaga Correia, José M. Lopes, João Vareiro e José A. Rodrigues. Trabalham para um armador espanhol e estão todos bem de saúde.

SALVAMENTO

As autoridades portuguesas mobilizaram para as operações de busca e salvamento um avião C-212 da Força Aérea e o navio ‘Baptista Andrade’, da Marinha. Os tripulantes acabaram por ser resgatados pelo ‘Minerva Clara’, em trânsito para a América.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)