Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

PGR viu "surpresas boas" na comarca de Lisboa

Joana Marques Vidal diz que há "grandes dificuldades" no tribunal.
18 de Novembro de 2016 às 18:04
Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal
Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal FOTO: Vítor Mota
A procuradora-geral da República (PGR) disse esta sexta-feira que, apesar das "grandes dificuldades" com que os magistrados do Ministério Público (MP) se confrontam, deparou-se com "surpresas boas" na visita que efetuou à comarca de Lisboa.

Joana Marques Vidal referiu que, apesar da grande falta de magistrados do MP, o número de pendências tem diminuído, assim como o tempo de duração dos processos.

A procuradora-geral da República, que falava aos jornalistas no final de uma visita à comarca de Lisboa, adiantou que há questões a melhorar, como a promoção da ligação entre a fase de investigação e a ida a julgamento, "um percurso já iniciado e que há que continuar".

Para Joana Marques Vidal, outra das questões a melhorar consiste em dotar os tribunais com os meios tecnológicos necessários, nomeadamente programas informáticos de busca de documentos de forma a facilitar o trabalho dos magistrados do MP em fase de julgamento.

Questionado sobre a detenção na quinta-feira de sete militares dos comandos, Joana Marques Vidal disse que o processo está a correr os seus termos e que o MP está a desenvolver todos os procedimentos nos limites das suas competências, escusando-se, no entanto, a tecer qualquer comentário sobre o processo.

Relativamente aos filhos do embaixador do Iraque, que agrediram em agosto um jovem em Ponto de Sor, a procuradora-geral da República sublinhou que o MP está "a analisar como vai reagir ao que foi a última posição do Estado do Iraque" e que "em breve" a imprensa terá novidades sobre esta questão.

A PGR visitou hoje as instalações da comarca de Lisboa com a procuradora-geral distrital, Maria José Morgado, no sentido de contactar com os magistrados e funcionários para saber quais as maiores dificuldades com que se confrontam no seu dia-a-dia.

CP // CC

Lusa/fim

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)