Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

‘Pidá’ em silêncio com nova suspeita (COM VÍDEO)

Bruno ‘Pidá’, líder do gang da Ribeira, foi ontem ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, para assistir ao debate instrutório num dos processo abertos na sequência da operação ‘Noite Branca’. ‘Pidá’ responde por segurança ilegal e Mauro e Beckham, também presos preventivamente por suspeita de envolvimento em pelo menos um dos homicídios ocorridos em 2007, são acusados de tráfico de droga. Há ainda um quarto arguido preso no mesmo processo – Paulo, residente na Madeira –, que seria responsável pela chegada da droga ao Continente.

7 de Maio de 2009 às 00:30
Bruno ‘Pidá’ chegou ao tribunal visivelmente mais combalido do que quando foi preso em Dezembro de 2007
Bruno ‘Pidá’ chegou ao tribunal visivelmente mais combalido do que quando foi preso em Dezembro de 2007 FOTO: José Rebelo

A Acusação, a cargo da procuradora Helena Fazenda, defendia que os homicídios tiveram origem nos negócios da droga. E que, por isso, os grupos se desentendiam, tentando obter o maior controlo de território. Consequência dessa guerra foram quatro mortes. Duas delas são imputadas ao gang da Ribeira.

No debate instrutório de ontem, os arguidos mantiveram-se em silêncio. O advogado de ‘Pidá’, no entanto, pediu a sua não-pronuncia pela acusação de segurança ilegal, já que, à data em que foi preso, o facto ainda não era considerado crime.

Os advogados dos arguidos acusados de tráfico de droga contestaram também a acusação. O causídico que defende Paulo pediu mesmo uma contra-análise à recolha das impressões digitais feitas à droga, já que foram recolhidos vestígios no estupefaciente que indiciavam outro elemento do grupo que não foi acusado.

A decisão instrutória foi marcada para dia 15, às 09h30. Refira-se, ainda, que a 8 de Setembro o grupo da Ribeira começa a ser julgado pelo homicídio de Ilídio Correia, de Miragaia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)