Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Pirata informático: Atacava contas

A Polícia Judiciária, através da directoria do Porto e do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve sábado passado naquela cidade um homem que nos últimos meses, através da internet, conseguiu entrar em contas e desviar dinheiro.
6 de Março de 2007 às 00:00
Segundo a PJ, o indivíduo acedeu a mais de uma instituição bancária e transferiu dinheiro das contas dos lesados para contas terceiras, das quais possuía um cartão de débito com o qual levantava o dinheiro desviado.
O suspeito, de 27 anos, estrangeiro, deslocava-se com frequência ao nosso país para fazer os levantamentos nas caixas de multibanco e aceder à internet no espaço nacional, através de uma conta fornecida por uma das operadoras de comunicações móveis. O pirata informático utilizava um computador portátil, sem restrições de espaço, facto que dificultou a sua localização por parte dos investigadores policiais.
Foram apreendidos ao detido um computador portátil, um automóvel alugado em Espanha, diverso material informático e uma quantia significativa de dinheiro, composta de notas de baixo valor, tudo indicando serem proveniente dos levantamentos que efectuava através do multibanco.
As investigações começaram há alguns meses, a partir de várias denúncias de transferências de dinheiro, efectuadas por via electrónica, que os titulares das contas afirmavam não ter ordenado. A Polícia Judiciária continua a investigar o caso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)