Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Pirómano volta aos incêndios

Esteve na cadeia por atear incêndios, saiu em liberdade e voltou agora a ser apanhado pelo mesmo crime. Um agricultor de 38 anos foi detido, anteontem, pela Polícia Judiciária de Braga, que contou com a colaboração da GNR de Barcelos. O tribunal decretou-lhe prisão preventiva até à instalação da pulseira electrónica.
22 de Agosto de 2010 às 00:30
PJ de Braga prendeu quatro pirómanos em dois meses
PJ de Braga prendeu quatro pirómanos em dois meses FOTO: Nuno André Ferreira

O caso deste agricultor é apenas mais um a juntar à longa lista de pirómanos reincidentes. Aliás, os números são esclarecedores: as autoridades policiais estimam que cerca de 50 por cento dos incendiários detidos tenham já antecedentes criminais por fogo posto.

Foi há cerca de nove anos que o agricultor esteve atrás das grades por atear fogos. Anteontem, voltou a ser apanhado por ser o responsável de dois incêndios, nos concelhos de Barcelos e Esposende, nos dias 20 e 28 de Julho.

O homem de 38 anos utilizava um isqueiro para dar início às chamas e confessou mesmo a autoria dos crimes no Tribunal de Instrução de Barcelos, que decidiu mantê-lo em preventiva no estabelecimento prisional de Braga.

Esta é a quarta detenção de incendiários levada a cabo pela Polícia Judiciária de Braga nos meses de Julho e Agosto deste ano. Três dos pirómanos foram apanhados em Barcelos, enquanto outro foi detido em Arcos de Valdevez.

Precisamente nos Arcos, e após os incêndios que têm fustigado nas últimas semanas o Parque Nacional da Peneda-Gerês, os Bombeiros Voluntários queixam--se de que estão atolados em dívidas. Só em necessidades básicas, tais como alimentação e combustíveis, a corporação estima já um saldo negativo de cerca de 15 mil euros. Isto, contabilizando apenas o corrente mês de Agosto.

Trata-se da mesma corporação que, no último dia 4, emitiu um comunicado dando conta de que seria credora de uma quantia a rondar os 70 mil euros. Dívidas de particulares, hospitais, do INEM e da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez deixaram os bombeiros em dificuldades financeiras.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)