Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

PISO VOLTA A CEDER NA RUA DA PRATA

O pavimento da Rua da Prata, em Lisboa, voltou ontem a ceder, abrindo um buraco. Na origem do problema esteve o abatimento parcial da parede do colector de esgotos que serve toda a zona, numa situação que a Protecção Civil da câmara de Lisboa considera menos grave do que os diversos abatimentos de piso ocorridos na zona, em Novembro de 2002.
9 de Agosto de 2003 às 00:00
Os primeiros sinais de que algo ia mal surgiram ao final da tarde de quinta-feira. Um pequeno buraco, localizado junto ao n.º 153 da Rua da Prata foi ganhando tamanho, até que, ao início da manhã de ontem se tornou necessário cortar ao trânsito a parcela de estrada envolvente a este local, devido ao perigo de derrocada.
Mobilizados para o local, o Regimento de Sapadores Bombeiros e os técnicos da Protecção Civil Municipal de Lisboa começaram, de imediato, a investigar as causas do problema, que foram encontradas no colector de esgotos, situado nos subterrâneos da Rua da Prata.
“Uma das paredes deste colector abateu parcialmente, fazendo com que uma grande quantidade de terras se deslocasse, e causasse um buraco com cerca de oito metros de profundidade”, explicou ao nosso jornal Dias da Silva, engenheiro da Unidade de Projecto Baixa-Chiado da câmara de Lisboa, e um dos responsáveis pelas obras de reparação no local.
Depois de, entre 23 e 27 de Novembro de 2002, o piso ter cedido por cinco vezes, os técnicos camarários esperam agora restabelecer a circulação na Rua da Prata, no início da semana que vem.
“Vamos colocar terras debaixo do piso, e verificar se o colector continua com infiltrações”, acrescentou Dias da Silva, que, no entanto, deixa um aviso: “As estacas que sustentam a baixa estão podres. Isso, a longo prazo, poderá ser grave”.
Ver comentários
C-Studio