Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

PJ apanha belga perigoso

Um cidadão belga, com 50 anos e fugido à Justiça daquele país desde 2004, depois de ter sido condenado numa pena de prisão, foi apanhado pela Judiciária, no Alentejo, na posse de um verdadeiro arsenal de guerra. A detenção feita pela Direcção Central de Combate ao Banditismo foi pedida pelas autoridades daquele país europeu, que temiam um acto tresloucado do homem.
28 de Outubro de 2008 às 00:30
O cidadão belga foi capturado na posse de um verdadeiro arsenal
O cidadão belga foi capturado na posse de um verdadeiro arsenal FOTO: Pedro Catarino

Já depois de fugir, ameaçou juízes, procuradores, advogados e até familiares de que se iria vingar da sua condenação por diversos crimes de roubo. Prometia utilizar engenhos explosivos quando "oficializasse" a sua vingança ou químicos que deixassem os protagonistas desfigurados.

A semana passada, o tribunal belga ordenou uma busca à residência do homem, naquele país, e encontrou uma série de material que era coincidente com as ameaças que proferiu.

A operação da PJ foi rodeada de cuidados especiais. O homem, que não tinha pouso fixo, movimentava-se numa autocaravana. Quando foi interceptado tinha uma pistola 6.35 mm, uma caixa com 25 munições, um spray lacrimogéneo, um foguete de sinalização tipo very-light e um canivete. Na viatura estavam 4 carabinas; uma pistola de calibre 7.65 mm; um revólver calibre .38 mm, uma faca e cerca de meio milhar de munições.

PORMENORES

TRIBUNAL DA RELAÇÃO

O suspeito foi presente ao Tribunal da Relação de Évora, para ser ouvido por um magistrado judicial. Vai agora aguardar pela extradição para o seu país, no âmbito dos acordos de cooperação internacional.

NÃO RESISTIU

Os inspectores da Polícia Judiciária tinham elementos que os levava a pensar que o perigoso belga andaria sempre armado, para o caso de ser interceptado pelas polícias. A operação foi cuidadosamente preparada e aquele não reagiu. Parte do arsenal estava na autocaravana, estacionada nas imediações do local onde foi interceptado pela equipa da DCCB.

Ver comentários