Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

PJ apreende 27 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária do Porto apreendeu quase 27 quilos de cocaína, avaliada em três milhões de euros, a um indivíduo espanhol que estava a viver no Estoril. O homem, de 60 anos, tinha saído há poucos meses de uma cadeia em Espanha onde cumpriu uma pena efectiva de oito anos por tráfico de droga.
7 de Novembro de 2009 às 00:30
PJ do Porto deteve sexagenário após encontrar no seu carro a cocaína que daria para 267 500 doses
PJ do Porto deteve sexagenário após encontrar no seu carro a cocaína que daria para 267 500 doses FOTO: José Gageiro

Ontem à tarde foi presente a um juiz do Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial, e foi-lhe decretada prisão preventiva.

Na operação, os inspectores encontraram a droga escondida num Opel – um dos três carros do arguido. A PJ apreendeu ainda as outras duas viaturas do traficante: um BMW e um Audi.

Os 26,750 quilos de cocaína, em elevado grau de pureza, daria para pelo menos 267 500 doses. Ao que apurámos, a casa que o arguido tinha no Estoril destinava-se apenas a ser um ponto de armazenamento da droga que era depois vendida em Espanha, sobretudo na zona da Galiza. Em casa, o arguido tinha ainda 1350 euros, 1500 dólares americanos e diversa documentação que foi apreendida.

O CM sabe que a investigação começou em torno de um indivíduo de Felgueiras, que compraria a droga ao sexagenário detido anteontem pela PJ do Porto. Durante a operação em que participou a Judiciária de Braga foi realizada uma busca em casa do indivíduo. No entanto, o homem não chegou a ser detido.

O sexagenário não tinha profissão conhecida e foi surpreendido, anteontem de manhã, pelos inspectores da PJ quando estava em casa, na zona do Estoril. Ontem foi levado para a cadeia de Custóias onde vai aguardar julgamento.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)