Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

PJ apreende 'chá sagrado"'

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu na passada sexta-feira cerca de 30 litros de 'chá sagrado'- uma substância alucinogénea usada na doutrina brasileira 'Santo Daime'- que contém DMT (dimetiltriptamina) e deteve um homem de 60 anos em flagrante delito durante uma operação em Lisboa e Cascais.

4 de Outubro de 2011 às 19:34
A PJ deteve também sete gramas de cannabis
A PJ deteve também sete gramas de cannabis FOTO: Reuters

A substância apreendia (ayahuasca) conhecida como 'chá sagrado' - legal no Brasil -  é usada pela religião ‘Santo Daime' que nasceu na Amazónia nas primeiras décadas do século XX sendo numa doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental da bebida para catalisar processos interiores e espirituais que se traduzem no bem-estar da pessoa.

A PJ revela que a importação e tráfico dessa substância são puníveis com uma  pena de quatro a 12 anos e durante a busca ao domicílio foram detectados recipientes que continham a substância alucinogénea e sete  gramas de cannabis sativa l.  

O indivíduo que foi detido encontra-se em termo de identidade e residência sendo obrigado a apresentar-se semanalmente à polícia e está proibido de contactar a organização religiosa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)