page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Pandora O poder não se mostra. Usa-se.

PJ detém homem suspeito de branqueamento e abuso de cartão

Detido será presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

17 de maio de 2026 às 12:43

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou este domingo a detenção, em Lisboa, de um homem indiciado pelos crimes de branqueamento e abuso de cartão que alegadamente se apropriava de dados bancários para adquirir bens que voltava a vender.

Em comunicado, a PJ refere que o inquérito é titulado pelo Ministério Público de Fafe, no distrito de Braga.

Em causa a operação "Click&Go" que resultou na detenção, na sexta-feira, em Lisboa, de um homem "fortemente indiciado pelos crimes de branqueamento e abuso de cartão, dispositivo ou dados de pagamento".

O homem é suspeito de ter-se apropriado ilicitamente de dados bancários pertencentes a uma entidade, utilizando-os para aquisição de variados bens de elevado valor económico que, posteriormente, introduzia em circuitos de revenda, visando dissimular a proveniência ilícita das vantagens obtidas, através da atividade criminosa.

A PJ explica que a operação "Click&Go" foi precipitada face à existência de informação de que o suspeito, em situação irregular em território nacional e sem atividade profissional conhecida, poderia abandonar, de forma iminente, a unidade hoteleira onde se encontrava provisoriamente instalado, criando sério risco de fuga e comprometendo a preservação e recolha de prova.

Ainda de acordo com esta polícia de investigação, "no desenvolvimento de diligências de investigação, que incluíram duas buscas domiciliárias, foram apreendidos relevantes elementos probatórios, nomeadamente, diverso equipamento informático e de telecomunicações, documentação bancária e, ainda, uma quantia monetária".

O detido será presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação, acrescenta a PJ sem especificar dia.

Entretanto a investigação deverá prosseguir "com vista ao completo esclarecimento dos factos e eventual identificação de outros intervenientes na atividade criminosa sob investigação".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8