Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

PJ: Greve de funcionários da investigação criminal mantém-se

A greve na Polícia Judiciária, com início marcado para quarta-feira, vai manter-se, após o Governo não ter apresentado "qualquer proposta" numa reunião hoje no Ministério das Finanças, informou fonte sindical.
14 de Dezembro de 2010 às 20:52
pj, investigadores, greve
pj, investigadores, greve FOTO: Vítor Mota

No final do encontro, o presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ), Carlos Garcia, disse à agência Lusa que esta "reunião foi igual a outras" tantas já realizadas com o Ministério da Justiça e que não foi apresentada "qualquer proposta" à ASFIC.

"Esperávamos outra atitude por parte do Governo", lamentou Carlos Garcia, na véspera do protesto contra a "ausência de propostas para solucionar os problemas que assolam a carreira de investigação criminal".

O Ministério da Justiça, que tutela a PJ, escusou-se a tecer qualquer comentário sobre a reunião de hoje.

A greve a todo o trabalho fora do horário normal decorrerá todos os dias úteis, entre as 17h30 e as 09h00, e aos fim-de-semana e feriados, das 00h00 e as 24h00.

Segundo Carlos Garcia, irá afectar a celeridade das investigações criminais.

A greve abrange todo o trabalho dos funcionários de investigação, "desde que não enquadrado nos regimes previstos de prevenção passiva, piquete, de acordo com os regulamentos pré-existentes, turnos e trabalho extraordinário", ordenado ou autorizado pelo diretor nacional da Polícia Judiciária.

No caderno reivindicativo apresentado em 2009, lembra a ASFIC, foi proposto que todas as reivindicações com impacto orçamental fossem calendarizadas num período de oito anos.

"Até ao momento, não houve qualquer negociação, digna desse nome, nem apresentação de propostas por parte da tutela", garante a ASFIC.

O primeiro período de greve decorrerá entre quarta-feira e 15 de Janeiro de 2011, reservando-se a ASFIC no direito de prorrogar ou agendar outros períodos subsequentes.

pj investigadores greve
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)