Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

PLÁSTICO SERVE PARA NAVEGAR

Juntam-se alguns garrafões de plástico, amarram-se com fita cola larga e eis uma jangada.
19 de Junho de 2002 às 23:18
Não é decerto tão fácil como parece, mas o princípio é basicamente este, como ontem tiveram oportunidade de verificar mais de uma centena de jovens marinheiros de água doce, na Piscina dos Olivais, em Lisboa.


Organizada pela Secção Autónoma de Engenharia Naval do Instituto Superior Técnico (IST) e do Núcleo de Alunos de Vela de Engenharia e Arquitectura Naval, esta iniciativa teve por objectivo a divulgação, junto dos estudantes pré-universitários, dos princípios de flutuabilidade e manobralidade de embarcações.


A bordo da embarcação "Survivor", o Henrique e o João Oliveira, um de 14, outro de 15 anos, experimentaram dificuldade em manobrá-la, tanta que o João acabou por cair à água e ficar a meio caminho do extremo da piscina. Logo a dupla do Colégio Vasco da Gama identificou o problema: "O barco está muito alto, temos de modificá-lo", para o que bastou reorganizar as garrafas.


Os alunos projectaram e construíram as respectivas embarcações sob orientação dos professores de áreas tecnológicas. Na 2ª edição da Eco-Regata participaram 21 equipas das escolas secundárias de Sines e Alcabideche, do Externato Júlio César e do Colégio Vasco da Gama.


Tal como à maior parte dos marinheiros juniores, nunca tinha passado pela cabeça do João e do Henrique a possibilidade de navegar em cima de um conjunto de garrafas de plástico ou numa canoa de cartão, os materiais recicláveis a que deram nova utilização. Mas os dois gostaram tanto que não descartam a hipótese de vir a estudar Engenharia e Arquitectura Naval na Universidade.


Bolseiro do IST e responsável pela organização da regata, Nuno Magalhães reforçou a componente de sensibilização ambiental da mesma, notando que, embora a actividade naval cause poluição, também permite incentivar a reutilização lúdica de materiais, como o plástico.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)