Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Polícia apreende berbigão ilegal

Duas toneladas de bivalves foram travadas antes de seguirem para venda em Espanha
2 de Outubro de 2013 às 09:22
Sacos de berbigão capturado ilegalmente na ria Formosa foram apreendidos pela Polícia Marítima
Sacos de berbigão capturado ilegalmente na ria Formosa foram apreendidos pela Polícia Marítima FOTO: direitos reservados

A descarga de berbigão estava a ser feita durante a noite para passar despercebida, mas a Polícia Marítima (PM) estava em alerta. Foram apreendidas duas toneladas deste tipo de bivalve, que as autoridades suspeitam que iriam ser vendidas em Espanha.

A operação aconteceu ontem de madrugada, por volta da 01h00, junto da rampa dos estaleiros em Olhão. Segundo o CM apurou junto de fonte da PM, no local estavam cinco indivíduos, de um país do Leste Europeu, que ao se aperceberem da presença dos agentes da polícia colocaram-se em fuga.

Os bivalves imaturos, segundo a mesma fonte policial, tinham como destino final o país vizinho e iriam ser vendidos a um preço que varia entre os 50 cêntimos e 1 euro por quilo.

Os intermediários, normalmente, são compradores locais, que fazem a ligação com o mercado espanhol.

A ria Formosa, entre Faro e Olhão, é um local muito procurado por mariscadores ilegais, que apanham grandes quantidades de bivalves de tamanho reduzido, sem controlo, o que coloca em causa a desenvolvimento das espécies. Por outro lado, as vendas deste produto são, normalmente, feitas sem qualquer pagamento de impostos.

polícia berbigão olhão descarga estaleiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)