Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Polícia defende acusação

Dentro de poucos dias, a polícia brasileira deverá concluir a investigação ao homicídio de Rosalina Ribeiro. Provas reunidas durante as diligências para tentar esclarecer a morte da ex-companheira de Tomé Feteira apontam para o envolvimento de Duarte Lima no assassínio da sua cliente. Os brasileiros deverão depois enviar o processo para o Ministério Público, que decidirá o que fazer. O mais provável é o envio do caso para Portugal – visto que vítima e suspeito são portugueses –, para que o julgamento decorra no nosso país. No entanto, não é líquido que a acusação seja de homicídio.
17 de Setembro de 2011 às 00:30
Duarte Lima é apontado como suspeito na morte de Rosalina
Duarte Lima é apontado como suspeito na morte de Rosalina FOTO: Sérgio Lemos

Contactadas as autoridades brasileiras, o caso foi considerado "sigiloso", e as informações neste momento são escassas. Todos se escusam a confirmar a recolha de provas que apontem Duarte Lima como o autor material do homicídio, bem como a utilização de três telemóveis que situam o ex-líder parlamentar do PSD nas imediações do local onde o corpo da ex-secretária e companheira de Lúcio Tomé Feteira foi encontrado.

Ainda segundo o CM apurou, tal como ocorre em situações idênticas em Portugal, o caso – após a investigação estar concluída no Brasil – seguirá para as autoridades judiciais, que ainda poderão vir a pedir mais alguma diligência complementar à polícia. Desconhece-se quando poderá ser requerido o julgamento, atendendo a que Portugal e Brasil não têm acordo de extradição.

Ontem, o semanário ‘Sol’ garantia existirem dados seguros que indicam que Duarte Lima tinha usado dois telefones portugueses e um suíço, todos sem assinatura, nos dias imediatamente anteriores à morte de Rosalina. Aqueles dados, cruzados com as multas do carro de aluguer usado pelo advogado quando esteve no Brasil, indiciam que teria sido feito o "reconhecimento" do local onde o corpo depois foi encontrado.

DUARTE LIMA ROSALINA RIBEIRO BRASIL HOMICÍDIO POLÍCIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)