Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Polícia quer mais câmaras a vigiar

O Comando Distrital de Faro da PSP está a elaborar uma proposta, a apresentar à Câmara de Faro, para que seja aumentado o número de câmaras de videovigilância actualmente a funcionar na capital algarvia.

20 de Maio de 2012 às 01:00
Cinco agentes da esquadra de Faro operam o sistema há cerca de seis meses
Cinco agentes da esquadra de Faro operam o sistema há cerca de seis meses FOTO: Luís Costa

Neste momento, estão a funcionar sete equipamentos de vídeo, instalados nas rotundas do Instituto Português da Juventude, do Hospital de Faro e do Teatro Municipal e ainda nas ruas da Cidade Velha e nas avenidas da República, Cidade Hayward e 5 de Outubro. O sistema tem como principal função fiscalizar o trânsito.

Na proposta, a PSP equaciona ainda "relocalizar algumas das câmaras já instaladas, de forma a optimizar o sistema", acrescenta fonte do Comando da PSP, que considera "extremamente positivo" o balanço de seis meses de funcionamento do sistema, que é operado por um agente policial.

"É muito útil na fiscalização do trânsito. Dá-nos uma percepção da realidade do tráfego a todo o momento, tornando-se muito importante no controlo e gestão dos recursos policiais disponíveis, permitindo, ainda, a canalização de meios humanos para os locais mais congestionados", refere o comando distrital, que chama a atenção para "uma melhor percepção nos casos de acidentes de viação".

Apesar de o sistema estar vocacionado para a fiscalização de trânsito, para que os equipamentos de videovigilância sejam mais úteis, falta a autorização governamental para que as imagens possam ser utilizadas no combate à criminalidade.

FARO POLÍCIA SEGURANÇA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)