Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Polícia resgata atleta do mar

Nuno ‘Stru’ Figueiredo, campeão nacional de kitesurf, ficou encurralado pela corrente.
21 de Abril de 2013 às 01:00


Pratica kitesurf (desporto aquático que utiliza uma espécie de pára-quedas e uma prancha) há doze anos e foi campeão nacional em 2010, mas esta foi a primeira vez que se viu encurralado pela corrente. Nuno ‘Stru’ Figueiredo teve de ser resgatado pela Polícia Marítima quando praticava a modalidade, anteontem, na praia de Leça da Palmeira, Matosinhos.

Nuno, 36 anos e de Vila Nova de Gaia, estava com os amigos a fazer kitesurf às 18h50 junto ao paredão do Molhe Norte, quando ficou sem asa (pára-quedas) com o vento.

"O vento parou, a asa caiu e fiz ‘self rescue’: esvaziei e enrolei a asa, estava com a prancha de surf e comecei a remar com a asa para a costa, até que cheguei ao paredão, e uma corrente me impossibilitou de sair da água", explicou Nuno, lembrando que foi de imediato abordado por um agente da Polícia Marítima, que o avisou de que vinha um barco retirá-lo. O atleta, que ganhou recentemente o 2º prémio na 1ª etapa do campeonato do Mundo da modalidade, foi resgatado pelas 19h20, sem ferimentos, para a lancha semirrígida.

"Se tivesse de remar durante duas horas até ao porto de Leixões, remava. Tinha forças para isso. Mas naquela corrente dá para entrar em pânico", lembrou, agradecendo à polícia.

matosinhos prémio campeonato do mundo kitesurf resgate polícia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)