Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Polícia substitui GNR

A partir de hoje o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP começa a tomar posse dos postos da GNR de 28 freguesias da área metropolitana da capital, num processo que irá decorrer até Janeiro do próximo ano. Na reorganização das unidades das duas forças, a Guarda passará a ser responsável por apenas quatro freguesias até agora controladas pela Polícia.
1 de Junho de 2007 às 00:00
Polícia substitui GNR
Polícia substitui GNR FOTO: d.r.
Em consequência da reorganização das áreas de competência da PSP e da GNR, esta última força encerra hoje o Destacamento Territorial de Loures. Cinco postos daquele concelho passam, a partir desta data, para a responsabilidade da Polícia de Segurança Pública: Abóboda/Trajouce, Bobadela e Frielas/Loures, Santa Iria de Azóia, São João da Talha, e ainda Unhos.
A Guarda Nacional Republicana passa também hoje, às 00h00, para a responsabilidade da PSP as freguesias de Algueirão-Mem Martins (no concelho de Sintra) e Caneças (Odivelas).
A GNR perde, assim, nove postos, no entanto toma hoje posse de outros quatro até agora atribuídos à PSP – Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim (no concelho de Sintra) e Alcabideche (em Cascais).
Até ao dia 1 de Janeiro, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP iá passar a ser responsável pela segurança de mais 28 freguesias, o que representa um acréscimo de 332 mil habitantes.
O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP). Paulo Rodrigues, mostrou-se preocupado com este aumento de população. “Actualmente o efectivo é de um polícia por 82 habitantes e vai passar para um por 130. O Governo anunciou que até 2009 não vai haver um reforço de elementos, mas consideramos que esta posição deve ser revista”, disse Paulo Rodrigues ao CM.
Também o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), José Manageiro, referiu estar “muito preocupado com a forma como está a ser feita a reorganização.”
“Os profissionais que estão nas unidades que estão a ser extintas até Janeiro só sabem para onde vão ser transferidos poucos dias antes da mudança. Isto tem grandes consequências a nível familiar para estas pessoas”, acrescentou.
FREGUESIAS PARTILHADAS
Na Área Metropolitana de Lisboa, por enquanto as freguesias de São Domingos de Rana (concelho de Cascais) e de Ramada (Odivelas) ficarão sob responsabilidade das duas forças de segurança, cada uma com áreas distintas.
Até 1 de Janeiro de 2008, estas e outras freguesias daqueles concelhos, bem como dos concelhos de Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira, passam a ser da responsabilidade da PSP.
Na zona do Grande Porto, a Guarda Nacional Republicana transfere hoje para a Polícia de Segurança Pública a totalidade da freguesia de Argivai e parte da freguesia de Póvoa de Varzim, ambas do concelho de Póvoa de Varzim.
DA PSP PARA A GNR
Alcabideche
Santa Maria
São Miguel
São Martinho
São Pedro de Penaferrim
DA GNR PARA A PSP
Cascais
São Domingos de Rana
Frielas
S. Iria da Azóia
Unhos
Ramada
Porto Salvo
Agualva
Algueirão
Casal de Cambra
Mira-Sintra
Alhandra
Forte da Casa
Sobralinho
Estoril
Bobadela
Loures
S. João da Talha
Caneças
Barcarena
Queijas
Cacém
Belas
Rio de Mouro
São Marcos
A. do Ribatejo
Póvoa de Sta Iria
Vila Franca de Xira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)