Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Polícias forçados a separar tampas

Dezasseis agentes da PSP retirados da rua para ajudar a fazer a bandeira de Portugal. 
24 de Maio de 2014 às 08:10
Projeto solidário visa fazer uma bandeira de Portugal com dez milhões de tampinhas
Projeto solidário visa fazer uma bandeira de Portugal com dez milhões de tampinhas FOTO: Sérgio Lemos

O objetivo era realizar uma iniciativa solidária - fazer uma bandeira de Portugal com 10 milhões de tampinhas de garrafas de plástico -, mas acabou em polémica. Tudo porque 16 agentes da 2ª Divisão da PSP de Lisboa foram retirados do serviço operacional para serem colocados num armazém a separar 20 toneladas de tampas.

"É inaceitável, num fim de semana em que todos os elementos operacionais foram proibidos de tirar folgas ou férias devido à final da Liga dos Campeões, às eleições europeias e ao início do Rock in Rio, tirarem tantos elementos do serviço operacional para uma iniciativa destas. Há elementos que se sentem humilhados pela situação. E há também situações de perigo. Uma agente que está no armazém a efetuar a separação encontrou seringas no meio das tampas", acusa Peixoto Rodrigues, presidente do Sindicato Unificado da Polícia.

Segundo o CM apurou, são 16 agentes que desde o dia 21 e até 10 de junho estarão incumbidos de separar tampinhas verdes e vermelhas de um monte com 20 toneladas. A PSP diz que este serviço é voluntário e está inserido numa iniciativa solidária - que tem, porém, um patrocínio de 20 mil euros do BES -, mas proibiu reportagem no local da separação.

polícias tampinhas PSP Lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)