Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Polícias marcham até Belém

Agentes da PSP, militares da GNR, guardas prisionais, polícia marítima e elementos do Serviço de estrangeiros e Fronteiras (SEF) juntam-se no próximo dia 22 de Setembro (quinta-feira) numa manifestação de protesto que visa levar a Belém a insatisfação destes profissionais face às medidas governamentais que alegam lesar os seus direitos adquiridos.
13 de Setembro de 2005 às 16:49
Em causa está a insatisfação geral dos profissionais da polícia despoletada pelas medidas recentemente aprovadas pelo Governo e que estipulam, entre outras normas, o congelamento de escalões e progressões nas carreiras, alterações ao regime de pré-aposentação/aposentação e ao subsistema de saúde.
A manifestação é organizada pela Comissão Coordenadora Premanente dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança - que congrega a Associação dos Profissionais da Guarda (APG), Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP), Associação Sócio-Profissional do Pessoal da Policia Marítima (ASPPM), Sindicato da Carreira de Investigação Criminal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF) e o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, (SNCGP).
O protesto terá início na Praça do Comércio, em Lisboa, a partir das 17h00. O percurso previsto estipula uma marcha pela Avenida 24 de Julho que terminará com uma concentração frente ao Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República.
POLÍCIAS E MILITARES JUNTOS
Por sua vez, António Ramos, presidente do Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP/PSP), em declarações ao CM On-line, disse que aqueles profissionais podem repetir acções de contestação como a verificada em Julho, em que os polícias optaram por fazer greve à multa, ou seja, os agentes foram sensibilizados para evitarem passar multas de trânsito, optando antes por acções pedagógicas e preventivas.
Prevista está ainda uma acção conjunta entre polícias e militares. O dirigente da SPP/PSP garante que a iniciativa já foi falada entre representantes dos dois sectores, mas não foi ainda definida qualquer data.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)