Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

POLÍCIAS UNIDOS PROTESTAM CONTRA FALSAS PROMESSAS

Os sindicatos e associações das principais forças policiais decidiram juntar-se numa manifestação de protesto contra o Governo, marcada pela Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) para dia 12 de Fevereiro, pela não resolução dos problemas mais prementes que afectam aquelas instituições.
22 de Janeiro de 2003 às 00:00
A Associação dos Profissionais da Guarda (APG), bem como estruturas sindicais da Guarda Prisional, Polícia Marítima e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) já anunciaram a decisão de aderir à iniciativa, o mesmo acontecendo com o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) e a Associação Nacional de Subchefes.

Em conferência de Imprensa, ontem, o SPP mostrou a sua indignação pelo facto do Governo “dar o dito pelo não dito”, no que respeita aos assuntos mais prementes do sector e anunciou que vai apresentar uma queixa no Tribunal Administrativo, com conhecimento ao Tribunal Europeu.

“Há problemas comuns à própria instituição, pelo que se justifica uma aproximação dos sindicatos para a resolução dos problemas”, indicou Fernando Figueiredo, presidente do Conselho Fiscal do SPP.

Na origem da contestação estão questões relacionadas com remunerações, aposentações, promoções e degradação de instalações, problemas que, em reuniões com o secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, Pais de Sousa, ficou a ideia de que seriam resolvidos, mas declarações posteriores do director nacional adjunto dos Recursos Humanos da PSP, “deitaram por terra”a esperança criada.

Ainda de acordo com o SPP, o director dos Recursos Humanos da PSP referiu que foram eles, sindicalistas, que “entenderam mal as palavras do secretário de Estado”. Curiosamente, também a Associação Nacional de Subchefes (ANS/PSP), em reunião distinta com o governante, terá ‘entendido mal’ as palavras deste.

Na conferência de ontem, o responsável pela ANS, Manuel Gouveia acusou a tutela da Polícia de não ter vontade política em resolver um problema que se arrasta desde 1999.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)