Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

POLÍCIAS VISITAM BAIRROS

Carla Janne e Anabela Rodrigues nunca se viram na vida. E, se calhar, não conhecem o trabalho uma da outra. Mas ambas tentam, diariamente, lutar contra a discriminação social no bairro da Bela Vista, em Setúbal, e na Cova da Moura, na Buraca, Amadora. Foi esta a realidade que delegações de sindicatos de Polícia de Portugal e Cabo Verde foram ontem conhecer, numa visita acompanhada pelos representantes diplomáticos cabo-verdianos em Portugal.
24 de Setembro de 2004 às 00:00
O cônsul cabo-verdiano, António Lima, também participou na visita à Associação Moinho da Juventude
O cônsul cabo-verdiano, António Lima, também participou na visita à Associação Moinho da Juventude FOTO: Jorge Paula
Organizada pelo Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP), esta visita teve como principal objectivo a assinatura de um protocolo entre esta entidade portuguesa e a Associação Sindical da Polícia de Ordem Pública Cabo Verdiana (ASPOP/CV). O cenário escolhido para este acto foram as instalações do Centro Cultural Africano, na Bela Vista, em Setúbal, local onde, segundo o presidente do SPP/PSP, "se trabalha todos os dias para combater a discriminação".
Este acordo, que prevê a troca de conhecimentos entre profissionais de polícia das duas associações sindicais, foi testemunhado na visita à Cova da Moura, Buraca, pelo cônsul cabo-verdiano em Lisboa, António Lima, e na deslocação à Bela Vista, Setúbal, pelo embaixador Onésimo Silveira, para quem "é a integração social que sai a ganhar com este tipo de iniciativas".
INTERVENÇÃO MUITO IMPORTANTE
Em Junho de 2002, Carla Janne fazia o mesmo trabalho que faz hoje. E foi à frente do Centro Cultural Africano da Bela Vista, em Setúbal, que se apercebeu de que as ruas do bairro estavam em ebulição. O 'Toni', um jovem de 24 anos, filho de cabo-verdianos, tinha acabado de ser morto por um agente da PSP de Setúbal, e os amigos juravam vingança. Só a acção da directora do Centro Cultural permitiu, segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP), "impedir que o pior acontecesse".
"Ela foi falar com os jovens e conseguiu evitar que, no dia do funeral do 'Toni', eles realizassem os desacatos que estavam a planear fazer um pouco por todo o bairro", salientou António Ramos.
ACORDO DE COOPERAÇÃO
O presidente dos sindicatos de Polícia de Portugal e Cabo Verde, António Ramos e Manuel Semedo, escolheram o Centro Cultural Africano da Bela Vista, para assinar um protocolo.
MONUMENTO AO 'TONI'
O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Onésimo Silveira, não quis deixar de parar junto ao memorial de ‘Toni’, o jovem de 24 anos, morto na Bela Vista, em Setúbal, em Junho de 2002.
INTERNET PARA OS JOVENS
No Alto da Cova da Moura, na Buraca, uma iniciativa da Câmara da Amadora, com o apoio do programa comunitário ‘Urban’, proporciona aos jovens o acesso gratuito à internet.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)