Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Polícias expulsos devido a almoço

Dois elementos do CI de Faro com louvores afastados por fazerem almoço de protesto.
Rui Pando Gomes 24 de Dezembro de 2014 às 09:16
Vários elementos do CI participaram no almoço de protesto
Vários elementos do CI participaram no almoço de protesto FOTO: Luís Costa/Lusa

São dois elementos do Corpo de Intervenção (CI) da PSP com avaliação de ‘Muito Bom’ e com louvores pelo profissionalismo no serviço prestado. Mesmo assim, segundo a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), foram "expulsos" por "organizarem um almoço de protesto fora das instalações policiais".

Os dois elementos estão colocados no CI de Faro há cerca de 10 anos. Constituíram família e têm a vida estabelecida no Algarve. A partir do próximo ano serão colocados numa esquadra num outro ponto do País. "São carreiras profissionais que são colocadas em causa devido à organização de um almoço", lamentou ao CM Paulo Rodrigues, presidente da ASPP, que considera "inaceitável" que a PSP queira, desta forma, "calar os polícias".

A decisão de não renovar os contratos no CI com os dois elementos foi confirmada anteontem. A ASPP considera ser uma "retaliação" por os dois elementos terem organizado um almoço, no dia 17 de julho, como forma de "desagrado dos profissionais por situações vividas no CI de Faro".

A ASPP já solicitou uma reunião à Primeira Comissão da Assembleia da República, por estarem em causa os direitos, liberdades e garantias dos polícias.

polícias expulsos
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)