Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Ponte insegura aberta

Um grupo de agricultores do Vale do Lis, Leiria, impediu ontem o encerramento ao trânsito da ponte da Ruivaqueira, que apresenta uma fissura no tabuleiro central, por não ter garantias de que a infra-estrutura vá ser reparada.
26 de Julho de 2006 às 00:00
A ponte da Ruivaqueira continua aberta ao trânsito
A ponte da Ruivaqueira continua aberta ao trânsito FOTO: Luis Filipe Coito
Há cinco anos foi detectada uma fissura num dos apoios do tabuleiro central da ponte, mas só em Março deste ano a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro determinou o seu encerramento, devido a “grave degradação da estrutura e risco iminente de colapso”. Desde então, a população e os agricultores aguardam as obras de reparação, mas ainda nada foi feito.
“O Instituto da Água diz que a Câmara de Leiria é que tem de fazer as obras e a autarquia alega que a ponte não é da sua responsabilidade”, disse o presidente da Junta de Freguesia da Ortigosa, Armando Damásio, adiantando que aquela ponte é muito utilizada.
No fim-de-semana passado foram retirados os blocos de betão que impediam a travessia e ontem os funcionários da Câmara Municipal foram impedidos de os recolocar. A autarquia diz-se “sensível aos argumentos dos agricultores”, mas pretende “repor a interdição do trânsito com o apoio das forças policiais”.
A ponte, com uma extensão de 25 metros, faz a travessia do Rio Lis e serve duas dezenas de agricultores do Vale do Lis e as freguesias de Ortigosa, Amor e Monte Real, dando acesso às praias e à Base de Monte Real.
Os manifestantes reconhecem o perigo, mas defendem que poderia ser autorizada a travessia por ligeiros.
“Não vamos deixar fechar a ponte sem haver uma solução”, disse o agricultor Delfim Eugénio, um dos prejudicados, pois tem propriedades nas duas margens do rio e sempre que precisa de fazer regas é forçado a percorrer 24 quilómetros pela EN109. para levar o equipamento de um lado para o outro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)