Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

População contra fábrica de cal viva

A construção de uma fábrica de cal viva na pedreira da Cova da Feitosa, nas proximidades do Santuário de Fátima, dos Valinhos e da Auto-estrada do Norte (A1), está a deixar em polvorosa as povoações vizinhas, que temem o agravamento da poluição.
17 de Outubro de 2011 às 01:00
Júlia Vieira e José Reis não querem a fábrica de cal pois já estão a ser “muito castigados” com a exploração da pedreira
Júlia Vieira e José Reis não querem a fábrica de cal pois já estão a ser “muito castigados” com a exploração da pedreira FOTO: d.r.

O estudo de impacte ambiental da fábrica está em discussão até quinta-feira, dia em que os populares vão entregar um abaixo-assinado à câmara e à junta de freguesia a "reprovarem" o projecto, que irá "afectar ainda mais as já fracas condições de habitabilidade".

"A poeira, o barulho dos rebentamentos e o movimento de camiões da pedreira são muito prejudiciais para nós, e se vão lá instalar uma fábrica de cal, só pode piorar as nossas condições de vida", diz Vítor Reis, que reside com a mulher e os três filhos menores na moradia mais próxima da entrada no complexo, em Moimento.

A proximidade do Santuário de Fátima e dos Valinhos, locais de recolhimento e reflexão, também desagrada a Vítor Reis, que sugere, como alternativa, a instalação numa zona industrial. "Este não é o lugar certo para uma fábrica de cal", diz, por seu lado, Teresa Reis, adiantando que as pessoas que vivem em Moimento e Casa Velha "sabem bem a loucura que é todos os dias, com o movimento de camiões a entrar e a sair da pedreira".

A mesma opinião têm Júlia Vieira e José Reis, que dizem estar "muito castigados" com a pedreira. "Precisamos é de melhorar a nossa qualidade de vida e a fábrica não vai fazer bem a ninguém." A fábrica de cal deverá criar 14 postos de trabalho directos.

O presidente da Junta de Fátima, Natálio Reis, discorda que "se acrescente mais impactes negativos às povoações" e exige "uma melhor fiscalização" da pedreira.

pedreira fábrica cal viva população fátima
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)