Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

População de lobo ibérico está a aumentar em Portugal

O Estado tem vindo a melhorar o seu papel na proteção do lobo ibérico.
27 de Setembro de 2014 às 17:07

O presidente do Grupo Lobo, Francisco Fonseca, disse este sábado que a população daquela espécie está a aumentar em Portugal, um fenómeno que se está a verificar noutros locais da Europa."Na zona de entre o sul do Douro e o norte do Tejo, o lobo está a aumentar a sua presença. Isto não é só um fenómeno que existe em Portugal, mas estende-se a toda a área de distribuição do lobo na Europa", referiu o presidente do Grupo Lobo à agência Lusa.

O presidente do Grupo Lobo disse ainda que o Estado tem vindo a melhorar o seu papel na proteção do lobo ibérico e adiantou que o período das compensações por prejuízos aos produtores de gado, tem vindo a diminuir.Contudo, sublinhou que apesar da legislação em vigor, "neste momento sabemos que existem casos graves de lobos mortos ilegalmente. Não o conseguimos quantificar mas é uma situação muito grave. Portanto, a lei não está a ser aplicada porque não temos meios. Sabemos as dificuldades que os serviços oficiais têm".


O presidente do Grupo Lobo adiantou também que quer começar a fazer um censo em Portugal sobre o lobo, cuja população atual se estima em 300 indivíduos.

Portugal lobo ibérico
Ver comentários