Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Populares apanham assaltante de banco

Com a cara tapada, óculos de sol e de arma em punho, um homem saía da agência do BPI em Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, com uma saca plástica contendo cerca de 1325 euros. O assalto terminaria nesse momento: dois populares apanharam o ladrão, que acabou por ser detido pela GNR.

18 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Manuel Silva e António Sousa estavam do outro lado da rua e viram um encapuzado dentro do banco
Manuel Silva e António Sousa estavam do outro lado da rua e viram um encapuzado dentro do banco FOTO: Direitos reseravdos

Tudo aconteceu pelas 12h05 de ontem. O assaltante – que já serviu as Forças Armadas –, de 50 anos e residente em Vila Pouca de Aguiar, entrou disfarçado na agência, o que não causou grande estranheza já que, minutos antes, tinha passado um desfile de Carnaval junto ao banco. Contudo, rapidamente, o homem ameaçou as funcionárias com uma arma. Deu ordem para colocarem todo o dinheiro que tinham – cerca de 1325 euros – numa saca plástica e saiu.

António Sousa, reformado de 60 anos, e Manuel Silva, operário de 51, estavam do outro lado da estrada e aperceberam-se de um encapuzado dentro do banco. "Nós olhámos e vimos um homem com uma arma. Aproximámo-nos e, quando ele saiu, disparou três tiros para o ar e mandou-nos afastar. Reparámos que era uma arma de alarme, agarrámos-lhe o pescoço e tirámos-lhe a arma", disseram os dois amigos que cercaram o ladrão.

Contudo, ao contrário do que os dois ‘heróis’ pensaram, a arma não era de alarme mas sim uma pistola de calibre 6,35mm, adaptada.

Na luta, o assaltante acabou por escorregar e bater com a cabeça num ferro, ficando ferido na cabeça. Ouvido pelas autoridades, referiu que tem dois filhos a estudar na universidade e que a falta de dinheiro o levou a assaltar.

Há quatro anos desempregado, o ladrão já passou pelas Forças Armadas e esteve alistado para entrar na GNR. Antes de enfrentar o desemprego, era vendedor.

A PJ investiga o caso.

assaltante apanhado marco de canaveses banco
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)