Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

PORTÃO DE FERRO FATAL PARA CRIANÇA

Um rapaz de 12 anos morreu ontem ao ser atingido por um portão em ferro, que caiu no exterior da habitação onde residia, em Moita do Poço, Turquel, Alcobaça.
23 de Dezembro de 2003 às 00:00
Marco Radamanto foi um dos bombeiros que prestou socorro
Marco Radamanto foi um dos bombeiros que prestou socorro FOTO: Carlos Barroso
O acidente ocorreu às 13h55, em circunstâncias que estão por apurar e a criança ainda foi transportada ao hospital com vida. Porém, devido à gravidade das lesões, acabou por falecer horas depois. Bruno José Geraldo Gonçalves tinha dois irmãos, era filho de um empresário ligado à indústria de extracção e transformação de pedra e frequentava a Escola Preparatória do Ensino Básico da Benedita.
Segundo Rui Gonçalves, tio da vítima, o rapaz foi atingido por um portão que caiu, sendo desconhecida a origem do acidente. O portão em ferro teria uma largura de quatro metros e uma altura de dois, funcionava no sistema de correr em calha e, aparentemente, estava bem fixo ao muro que circunda a habitação. Quando chegaram ao local do acidente, os elementos dos Voluntários da Benedita encontraram o miúdo "com um golpe na cabeça e inanimado", contou o bombeiro Marco Radamanto.
Os 'soldados da paz' iniciaram as manobras de reanimação, tendo chegado depois a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha, com uma equipa de profissionais de saúde. Garantidos os primeiros socorros, o rapaz foi levado para as urgências do Hospital de Alcobaça, onde terá recuperado o batimento cardíaco de forma espontânea.
Em seguida, os bombeiros pediram apoio à PSP de Leiria para ajudar a ambulância a entrar na cidade de Leiria, sem ficar retida no trânsito, e transferiram o menino para o Hospital de Santo André. Durante o trajecto, Bruno Gonçalves foi acompanhado por uma médica e uma enfermeira da unidade hospitalar de Alcobaça. Apesar dos esforços, o rapaz veio a falecer ao fim da tarde.
A GNR da Benedita ainda não tinha qualquer registo do acidente volvidas algumas horas, desconhecendo-se se vai ser feita alguma fiscalização ao equipamento que esteve na origem desta morte.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)