Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

PORTIMÃO APOSTA NO DIA SEM CARROS

Convidando os cidadãos e as entidades competentes a reflectir, promover e despertar para novas experiências de mobilidade urbana na sua cidade, Portimão aderiu à Semana Europeia da Mobilidade.
17 de Setembro de 2002 às 22:12
Esta iniciativa, a que aderiram no País vinte e uma autarquias, teve o seu início na passada segunda-feira e culmina no domingo, o Dia Europeu sem Carros.

"Viva Portimão… Sem Carros" foi o 'slogan' criado pela autarquia local para despertar a atenção dos munícipes e visitantes para "uma problemática que deve constituir uma preocupação de todos, porque se insere num contexto da preservação ambiental e qualidade de vida dos cidadãos" - refere Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal.

Nesta perspectiva, os resultados obtidos no ano passado com a adesão ao Dia Europeu sem Carros foram para Portimão "positivos, reveladores de que havendo interesse e consciência das populações é possível criar um melhor ambiente, uma vida mais saudável e de qualidade reconhecida".

Em 2001, ano em que pela primeira vez o município aderiu à iniciativa - tal como este ano com o apoio das colectividades e associações culturais, desportivas e sociais, escolas e 'forças vivas' da cidade - registou-se na semana de 22 a 29 de Setembro, segundo informações camarárias, "uma diminuição do nível sonoro de 70% nuns locais e noutros de 50 e 30%".

Apostar nos transportes

Promover a utilização de transportes públicos, melhorar as condições de mobilidade e segurança das pessoas, bem como proporcionar aos cidadãos a oportunidade de redescobrir a cidade, a sua história e património num ambiente mais saudável, são objectivos inerentes à iniciativa.

Estes propósitos tornam-se possíveis com a implementação de algumas medidas pela autarquia, nomeadamente o aumento das pistas cicláveis em mais pontos rodoviários da cidade, colocação de bicicletas à disposição dos residentes e visitantes na zona ribeirinha e dentro em breve na Praia da Rocha.

A esta acção juntar-se-á a criação, a curto prazo, de novos circuitos urbanos de transportes públicos e a pedonização de novas vias e extensão de passeios pedestres e a abertura na malha urbana dos parques de estacionamento subterrâneos com uma capacidade para quinhentos lugares.

Portimão, na opinião do presidente da câmara, "deve sensibilizar--se e desenvolver comportamentos eficazes de maneira a promover um desenvolvimento sustentável".

Dar uso às bicicletas

A Semana Europeia da Mobilidade continua hoje com o Dia da Bicicleta. É um desafio lançado para o uso desse meio de transporte como alternativo ao automóvel. As 'biclas' - como se designam as bicicletas postas à disposição da população em Portimão - são de uso gratuito, podendo ser requisitadas na zona ribeirinha da cidade.

Sexta-feira, dia 20, o "Dia de Viver as Ruas e os Percursos Verdes", terá como palco privilegiado para actividades com alguns alunos das escolas. As ruas citadinas serão fechadas ao trânsito às 15 horas e é por essa altura que haverá a animação de rua com artes circenses, música, bem como circulará um comboio ecológico, bicicletas e outros "transportes amigos do ambiente", no Largo da Mó, Zona Ribeirinha, Mercado Municipal e Rua do Comércio.

No sábado, Dia do Lazer e Compras, o comércio local encerrará mais tarde, às 20 horas, e fará descontos e vendas ao ar livre.

Nesse mesmo dia e no domingo, terão lugar os passeios culturais, dedicados à população residente e turistas, com saídas a partir do Museu Municipal - Fábrica Feu, "numa oportunidade de conhecer locais de interesse e um pouco da história local, em visitas guiadas a pé".

O Dia Europeu Sem Carros, no domingo, "um dia para viver a 100% sob o lema "Na cidade sem o meu carro" é o convite à redescoberta de uma cidade diferente, com bom ambiente, qualidade de vida, muita animação, actividades desportivas, culturais e de âmbito social, para todos os gotos e idades".

Entretanto, nos dias 20, 21 e 22, o tráfego automóvel é interdito nalgumas zonas da cidade, das 15 às 20 horas e das 8 às 20 horas respectivamente no primeiro e dois últimos dias, com excepção de veículos prioritários, transportes públicos, veículos sem motor de combustão ou ao serviço de deficientes motores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)