Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Portimão vai instalar 24 câmaras de videovigilância nas ruas

Está prevista a colocação de 20 câmaras na praia da Rocha e de quatro nos acesso à cidade.
José Carlos Eusébio 30 de Dezembro de 2018 às 12:01
A carregar o vídeo ...
Está prevista a colocação de 20 câmaras na praia da Rocha e de quatro nos acesso à cidade.
A Câmara de Portimão vai avançar no próximo ano com a implementação de um sistema de videovigilância na praia da Rocha - a principal zona turística do concelho - e nos acessos rodoviários à cidade, apurou o CM. No total, serão instaladas 24 câmaras, num investimento que ronda os 250 mil euros.

A decisão sobre as zonas alvo de videovigilância e o número de câmaras a instalar resultou de um levantamento efetuado pela PSP - entidade que irá gerir o sistema.

Isilda Gomes, presidente da câmara, confirma ao CM que esteve recentemente reunida com o comandante distrital da PSP, tendo ficado definido que o projeto de videovigilância contemplará a instalação de "20 câmaras na praia da Rocha", nomeadamente na avenida Tomás Cabreira, e de mais "quatro nas entradas da cidade" - neste caso para controlo de tráfego rodoviário.

O projeto terá ainda de ser submetido à Comissão Nacional de Proteção de Dados, mas o parecer não é vinculativo. A autarca revela que, da parte do Governo, existe "apoio" para a implementação do sistema.

"Um município turístico tem de ter elevados padrões de qualidade e segurança", defende Isilda Gomes.

PORMENORES
Albufeira também avança
José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, revelou, na passada quinta-feira, que pretende avançar com a instalação de um sistema de videovigilância na cidade em 2019.

Olhão e Faro têm intenção
Outras duas autarquias algarvias, Olhão e Faro, também têm a intenção de colocar câmaras na via pública para reforçar a segurança da população.

Acesso limitado
Só as forças de segurança terão acesso, em tempo real, às imagens captadas pelas câmaras de videovigilância.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)