Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Porto: Misericórdia duplica número de refeições servidas

A Santa Casa da Misericórdia do Porto anunciou esta quinta-feira que entre o início do ano e o final do mês de Outubro duplicou o número de refeições servidas no âmbito do seu projecto "Sopa da Noite".
18 de Novembro de 2010 às 12:38
Em Janeiro, 1500 pessoas recebiam este apoio. Em Outubro já era o dobro
Em Janeiro, 1500 pessoas recebiam este apoio. Em Outubro já era o dobro FOTO: Marta Crise

Segundo o provedor António Tavares, no final do mês passado foram servidas  três mil refeições, enquanto em Janeiro esse número rondava as 1500. "O mês de Novembro vai com o mesmo ritmo", frisou.  

A diferença é ainda mais significativa se comparada com o que estava previsto no arranque do projecto, em Março de 2009, quando o objectivo era apoiar 150 pessoas carenciadas. "As pessoas estão mais pobres. É o problema da habitação, muita gente  não tem capacidade para pagar a renda, e ao mesmo tempo, os cortes que foram feitos nos apoios sociais que estão a começar a ter reflexos na vida das pessoas", referiu António Tavares.  

O provedor da Misericórdia do Porto contou que "nos últimos dias apareceu um casal, muito novo, com duas crianças", o que não era habitual. "São pessoas que não têm acesso fácil ao mercado de emprego, porque não tem qualificações ou competências, e que ficam numa situação muito difícil.  Infelizmente, temos cada vez mais gente a apoiar-se neste projecto", frisou. 

A "Sopa da Noite" consiste na distribuição de "uma refeição ligeira, quente" e surgiu como um complemento ao apoio que já era prestado por outras  instituições de solidariedade social.

 

Sopa Porto Misericórdia Ajudas
Ver comentários