Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Portugal compra novos carros de combate

O Ministério da Defesa oficializou esta terça-feira com uma empresa holandesa um contrato para aquisição de 37 novos carros de combate Leopard 2A6, para equipar o Exército português com meios capazes de responder aos "conflitos que ameaçam o mundo moderno".
29 de Janeiro de 2008 às 14:30
O contrato foi assinado em nome do Estado português pelo Director-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, Vice-Almirante Carlos Alberto Viegas Filipe, e pelo seu homólogo da NATO, NAMSA (NATO Maintenance and Supply Agency), Major-General Karl-Heinz Münzne.
Entretanto, a NAMSA celebrou, de seguida, o correspondente contrato de transferência com o Estado Holandês, assinado pelo Director-Geral de Armamento Holandês, Lex Hendrichs.
Em comunicado, o Ministério da Defesa assinalou que esta aquisição representa “um significativo esforço do Estado Português, tendo em vista o reequipamento e modernização das Forças Armadas, com o objectivo de garantir um Exército moderno, adequadamente sustentado, capaz de se adaptar e actuar perante as novas modalidades de conflitos que ameaçam o mundo moderno".
Os novos carros de combate Leopard 2A6 possuem equipamentos de grande sofisticação tecnológica, blindagem de terceira geração, maior mobilidade, autonomia e capacidade de fogo do que a dos actuais carros de combate M60 ao serviço do Exército Português. O contrato agora celebrado prevê uma entrega inicial de oito carros de combate este ano e os restantes 29 em 2009.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)