Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Portugal e Espanha vão pedir apoio

Portugal e Espanha vão defender, na reunião informal de ministros do Ambiente da União Europeia (UE) que se realiza no sábado, em Lisboa, a necessidade de mais apoio para as regiões semi-áridas.
28 de Agosto de 2007 às 00:00
O anúncio foi feito numa conferência de imprensa conjunta dos ministros dos dois países. Nunes Correia e Cristina Narbona entendem que é essencial que a Europa “compreenda os problemas das regiões semi-áridas”, apostando na “vontade de colaboração existente para enfrentar as causas dos problemas”. “É oportuno modificar os critérios do Fundo de Solidariedade europeu para ter em conta a incidência do fenómeno das secas, que tem a ver também com a expansão dos incêndios florestais”, afirmou a ministra espanhola. Cristina Narbona acrescentou que Portugal e Espanha começarão a fazer-se “ouvir dentro da UE” num “contexto de alterações climáticas que obriga a uma revisão dos instrumentos europeus de ajuda”.
Nunes Correia e a ministra espanhola participaram na abertura da Semana da Água, em Santander, no mesmo dia em que as Nações Unidas pediram aos países desenvolvidos maior ambição na luta contra as alterações climáticas, com medidas enérgicas na redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)