Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Portugal em 37º no ranking da igualdade

O relatório ‘Diferenças Globais de Género’, elaborado todos os anos pelo Fórum Económico Mundial, vem mostrar que Portugal ocupa o 37.º lugar no ranking das igualdades de oportunidades entre homens e mulheres em 128 países do Mundo.
9 de Novembro de 2007 às 00:00
Mulheres portuguesas mais próximas da igualdade
Mulheres portuguesas mais próximas da igualdade FOTO: Cosme Durão
O lugar não envergonha o País, mas, ainda assim, está bem distante do 10.º lugar ocupado pela vizinha Espanha e da liderança sueca. Segundo o relatório, Portugal até aumentou a sua pontuação nos quatro pilares de avaliação, mas desceu dois lugares na lista face a 2006. O Iémen figura no fundo da lista, a par de outros países muçulmanos, como a Arábia Saudita, Irão ou Marrocos.
Olhando para os números, é na participação económica e nos cargos executivos e políticos que Portugal está melhor classificado. Os piores números surgem em áreas mais sensíveis, como o acesso à educação (fica em 58.º lugar, praticamente a meio da tabela), à saúde e ainda quanto ao tempo de vida (74.º lugar).
Em termos globais, a lista dos dez países mais igualitários é composta pela Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia, Nova Zelândia, Filipinas, Alemanha, Dinamarca, Irlanda e Espanha.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)