Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

PORTUGAL ENTRE OS PIORES NA LUTA CONTRA O TABACO

Portugal encontra-se entre os dez piores países quando o tema é a luta contra o tabagismo. De acordo com os resultados finais de um estudo realizado pela Rede Europeia de Prevenção do Tabagismo, que contemplaram os 25 países membros da União Europeia, a que se juntaram ainda a Islândia, Noruega e Suíça, o nosso país ocupa o 20.º lugar na lista dos 28.
19 de Outubro de 2004 às 00:00
Apesar de estar longe do topo, ocupado por países como a Islândia e o Reino Unido, que têm um lugar de destaque graças ao preço elevado do tabaco, Portugal conseguiu ultrapassar a Alemanha e a vizinha Espanha, que apresentaram dos piores resultados da Europa.
Um painel de especialistas avaliou os 28 países, classificados de acordo com um sistema de pontos, num máximo de 100. Tendo em conta as medidas apresentadas pelo Banco Mundial que, a baixos custos, são capazes de reduzir o número de mortes e o risco atribuído aos cigarros, foram premiados os que mais se empenharam nesta matéria. Portugal surge na tabela com 37 pontos no total, distribuídos entre a política de impostos e o preço do tabaco (13), a proibição de fumar em espaços públicos (7), a proibição de publicidade às marcas de cigarros (9), os avisos sobre os malefícios do tabaco (6) e a existência de programas de ajuda aos que querem deixar de fumar (2).
Para os autores do estudo, as conclusões apontam para “pouco progresso e uma imagem preocupante”. Não restam dúvidas que há ainda um longo caminho a percorrer, sendo necessário aplicar uma maior fatia do orçamento dos Estados que fazem parte da Europa na implementação de medidas capazes de inverter a tendência e reduzir o número de fumadores.
NÚMEROS DO TABACO
OS MENOS
Áustria, República Checa e Luxemburgo constituem o ‘top’ três dos piores da Europa em termos de luta contra o tabaco. A Letónia, Espanha, Suíça, Lituânia e Alemanha surgem também depois de Portugal.
PREÇOS
De acordo com dados da filial francesa da Philip Morris, em Fevereiro, um maço de 20 cigarros Malboro custava 6,60 euros na Inglaterra, 2,90 no Luxemburgo, 3,30 na Itália e pouco mais de dois euros entre nós.
GASTOS
Para assegurar a eficácia dos programas antitabagismo, os Estados Unidos da América gastam 2,40 euros por pessoa, por ano. Na Europa, o Reino Unido é o único país que gasta mais de um euro per capita.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)