Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

PORTUGAL LIDERA NOS CASOS DE SIDA

Portugal mantém-se como o país da União Europeia (UE) com maior percentagem de Sida entre os Consumidores de Droga Injectável (CDI). A conclusão foi divulgada, esta quinta-feira, pelo Observatório Europeu das Drogas e Toxicodependência, em Bruxelas.
25 de Novembro de 2004 às 16:22
De acordo com o relatório intitulado “Evolução do fenómeno da Droga na União Europeia e na Noruega”, relativamente aos antigos 15 Estados-Membros, a epidemia da Sida entre os CDI “parece ter estabilizado ou estar a diminuir”.
Portugal é identificado neste documento como o país mais avançado na avaliação das políticas em matéria de droga e toxicodependência, ainda que registe 115,7 novos casos por milhão de habitantes, face aos 88,4 em 2003.
Assim sendo, a maioria dos países da UE já avalia a implementação das acções, “enquanto outros, como a Espanha, França, Irlanda e Portugal, vão mais longe, tentando avaliar a eficácia das próprias políticas em matéria de droga”.
No entanto, o consumo de heroína estabilizou, ao mesmo tempo que se registou um aumento do consumo de cocaína, cannabis e ecstasy. No que diz respeito às doenças infecto-contagiosas, o relatório refere que alguns dos novos Estados-Membros registam o crescimento mais rápido do HIV, enquanto que nos Estados-Membros mais “antigos” os níveis desta infecção entre os CDI diminuiu.
Ver comentários