Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Portugal passa a ter três cardeais

Portugal vai ter, pela primeira vez na sua história, três cardeais vivos. O Papa Bento XVI anunciou esta sexta-feira a realização de um consistório a 18 e 19 de Fevereiro, para nomear 22 novos cardeais, entre os quais o português Manuel Monteiro de Castro.
6 de Janeiro de 2012 às 15:07
Manuel Monteiro de Castro
Manuel Monteiro de Castro FOTO: Nuno Fernandes Veiga / Correio da Manhã

A juntar a D. José Saraiva Martins, que precisamente hoje celebra 80 anos e deixa de ter direito a voto em caso de Conclave para eleição papal, e a D. José Policarpo, patriarca de Lisboa, surge agora o arcebispo, natural de Prazins, Guimarães, que tinha, ontem mesmo, sido nomeado Penitenciário-mor, liderando um dos três tribunais da Cúria. Esta nomeação tornou praticamente certa a sua ascensão ao cardinalato.

A inclusão do prelado português na lista dos novos cardeais foi hoje anunciada pelo Papa na Missa do Angelus, na Praça de S. Pedro, que foi celebrada a Epifania do Senhor.

D. Manuel Monteiro de Castro tem 73 anos e está no Vaticano desde Julho de 2009, quando assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos e, pouco depois, secretário do Colégio Cardinalício.

Cardeais Papa Bento XVI Manuel Monteiro de Castro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)