Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

PORTUGAL RECEBE NOVA AGÊNCIA EUROPEIA

A Agência Europeia de Segurança Marítima (AESM) junta-se ao Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência (OEDT) passando a ser duas as instituições comunitárias com sede em Portugal, mais exacamente em Lisboa.
29 de Julho de 2004 às 00:00
Com esse sentido foi ontem assinado um memorando entre o ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro, Henrique Chaves, e os presidentes das duas agências europeias, Brian Wadsworth (AESM) e Marcel Reimen (OEDT).
As duas agências irão ter as respectivas sedes num edifício novo a construir na zona entre o Cais do Sodré e a Avenida Ribeira das Naus, num projecto de requalificação apresentado pela Administração do Porto de Lisboa, que permitirá a recuperação e fruição pública de um espaço de 32 mil metros quadrados de terreno, junto ao rio Tejo.
O projecto está orçado em 10 milhões de euros, mas o Estado portugês conseguiu a contarpartida de cobrar 15,5 euros mensais de renda por metro quadrado (m2), num edifício de 7 mil metros quadrados, a que se juntam 100 euros mensais por cada um dos 240 lugares de estacionamento. Este acordo leva os responsáveis nacionais a comentar: “outros países pagam para ter as sedes das agências europeias, Portugal tem o retorno garantido”.
A sede da AESM foi atribuída a Portugal em Dezembro de 2003, enquanto o OEDT está sediado em Lisboa desde 93, vendo agora as instalações melhoradas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)