Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

PORTUGAL USA VACINA VETADA POR INGLESES

A Grã-Bretanha resolveu retirar do mercado a vacina contra a coqueluche, ou tosse convulsa, após temores de que possa haver relação entre um dos seus componentes, à base de mercúrio, e o autismo. Para já, em Portugal a mesma vacina continua a ser usada.
9 de Agosto de 2004 às 00:00
O tiomersal é utilizado como conservante em vacinas administradas às crianças
O tiomersal é utilizado como conservante em vacinas administradas às crianças FOTO: Marta Vitorino
Administrada em bebés de oito semanas, a vacina em causa contém um conservante chamado tiomersal, à base de mercúrio. Estudos recentes, realizados nos Estados Unidos com ratos, sugerem que a substância pode provocar autismo.
Os protestos levados a cabo por grupos de pais na Grã-Bretanha levaram as autoridades a suspender a vacina e adoptar uma outra, sem mercúrio, administrada como parte de uma nova vacina cinco em um, contra a difteria, tétano, tosse convulsa, Haemophilus influenza (bactéria causadora de meningites) e poliomielite.
"Na sequência das advertências dos nossos comités de especialistas, decidimos que o tiomersal seria ao mesmo tempo retirado da nova vacina combinada", anunciou o ministro britânico da Saúde, John Hutton. Apesar da decisão, o Departamento de Saúde britânico continua a defender que não há qualquer evidência de que haja efectivamente uma relação entre o tiomersal e o autismo.
Essa mesma posição é defendida em Portugal pelo Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), que emitiu em Maio um comunicado sustentando a "segurança do tiomersal em vacinas" e defendendo a continuação do seu uso. A interdição da substância em Inglaterra foi, no entanto, saudada por alguns especialistas, de acordo com a BBC News.
"Concordo com a decisão, uma vez que o mercúrio é tóxico e não deveria ser injectado em bebés", considera o médico Richard Halverson. "O mercúrio é um dos elementos mais tóxicos deste planeta. Não há qualquer benefício em que ele seja ingerido sob qualquer forma por quem quer que seja. Não tem qualquer utilidade e é perigoso", sublinha o clínico. A nova vacina cinco em um será introduzida na Grã-Bretanha no final deste ano.
INFARMED GARANTE SEGURANÇA
Na sequência de informação de segurança divulgada pela Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMEA), com base nos resultados de estudos, o Infarmed emitiu em 18 de Maio deste ano uma circular informativa defendendo a utilização do tiomersal em vacinas de uso humano. "Estudos recentes comprovam segurança do tiomersal em vacinas", alegava o instituto.
"Estudos epidemiológicos realizados recentemente demonstraram não haver qualquer associação entre a vacinação com vacinas que contêm tiomersal e alterações do neurodesenvolvimento, como perturbações da fala e autismo", referia o comunicado, que cita ainda outras conclusões dos estudos do EMEA: "A imunização com vacinas que contêm tiomersal continua a ter benefícios para a população em geral e para as crianças. Os benefícios da vacinação ultrapassam largamente os riscos (a existirem) da exposição a vacinas que contêm tiomersal. O tiomersal poderá ser utilizado em formulação multidose, quando é necessária a utilização de conservantes. A rotulagem das vacinas que contêm tiomersal (e outros conservantes) deverá ter informação da sua presença na composição e os avisos relacionados com o risco de sensibilidade ao tiomersal ou a outros conservantes deverão estar incluídos".
"NÃO HÁ RAZÕES PARA ALARME - LIBÉRIO RIBEIRO, PRESID. SOC. PORT. PEDIATRIA
Correio da Manhã - O tiomersal deve continuar a ser usado em vacinas em Portugal?
Libério Ribeiro - Penso que sim. Não há razão para alarme, uma vez que não se pode provar que as conclusões das experiências até agora realizadas em animais possam ser extrapoladas para o ser humano.
Acha que o Departamento de Saúde britânico resolveu interditar a substância devido à pressão popular?
Sim, e por uma questão de segurança. Mas parece uma medida excessiva. Neste momento há grupos na Europa que até põem em causa a utilização de vacinas de todo. Imagine o que seria parar com a vacinação!
Não acha que deviam ser realizados mais testes com o tiomersal?
Sim. Penso que é isso que está a ser feito nos EUA.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)