Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

PORTUGUÊS É FÁCIL

Os estudantes do 12.º ano que vão fazer exame de Português, na próxima segunda-feira, devem procurar resolver as provas de anos anteriores e comparar as suas respostas com as correcções. Esta é uma das tarefas de preparação sugeridas pela presidente da Associação de Professores de Português, Edviges Ferreira.
19 de Junho de 2003 às 00:00
Revisão da matéria deve ser feita no domingo
Qualquer estudante tem de ter presente "que o exame pode abordar qualquer ponto da matéria", pelo que, no domingo, devem fazer uma revisão geral", alerta antes de mais Edviges Ferreira.
A professora aconselha os alunos a, sobretudo, "reflectirem por si e fazer apontamentos sobre as obras, de todos os autores leccionados".
Um trabalho que deve ser desenvolvido a par com a resolução de todos os exames anteriores e comparação com as respostas dadas. "Devem ler tudo com muita atenção", recomenda Edviges Ferreira.
Aqueles exames encontram-se nas bibliotecas escolares ou à venda em colecções de pontos, embora estejam também disponíveis gratuitamente no 'site' do Gabinete de Avaliação Educacional (www.gave.pt).
Trata-se de um exercício importante de preparação para um exame que "assusta muitos alunos", reconhece aquela responsável que, no entanto, sublinha não haver razões para tanta preocupação.
"O exame de português tem um grau de dificuldade média/ baixa" de forma que os alunos devem procurar estar calmos quando forem responder. Se tiverem lido todos os autores e tiverem reflectido sobre eles, os exames não apresentarão grandes dificuldades.
"O fundamental é terem as ideias e as frases bem estruturadas", afirma Edviges Ferreira. O resto virá na sequência do estudo no ano lectivo.
PROGRAMA ACESSÍVEL
A "Mensagem", de Fernando Pessoa, e a "Aparição", de Vergílio Ferreira, serão "talvez os autores mais complexos" do programa de Português do 12º ano, explicou ao CM a professora Edviges Ferreira, ressalvando que, genericamente, o programa é "relativamente acessível". Os estudantes deverão pois concentrar-se nas obras dos autores, e complementar o seu estudo com algumas consultas a uma Literatura Portuguesa. Se quiserem, aconselha ainda a presidente da Associação dos Professores de Português, podem ler um resumo das obras, mas nunca em substituição dos originais. Por fim, podem seguir as pistas dadas pelos professores para leituras complementares.
RADIOGRAFIA
Os exames nacionais começam na próxima segunda-feira, com a prova de Português, e terminam a 11 de Julho. Estão inscritos para o primeiro exame 79.905 alunos, entre os de Português A e B.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)