Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Portugueses descontentes com situação económica do país

Os portugueses consideram que a situação económica do país é má e três em cada quatro acreditam que só poderá pior num futuro próximo, segundo um Eurobarómetro divulgado esta segunda-feira em Bruxelas.
17 de Outubro de 2011 às 12:38
Os portugueses consideram que a situação económica do país é má e três em cada quatro acreditam que só poderá pior num futuro próximo
Os portugueses consideram que a situação económica do país é má e três em cada quatro acreditam que só poderá pior num futuro próximo FOTO: Lusa

De acordo com a sondagem, que foi realizada em Junho, num período anterior ao anúncio das novas medidas de austeridade, apenas três por cento dos inquiridos afirmam estar satisfeitos com a situação económica nacional, cinco por cento afirmam-se optimistas, já que prevêem melhorias nos próximos 12 meses, e 20 por cento crêem que ficará a situação de crise não se alterará nos próximos tempos. 

No panorama europeu, o cenário não é animador: 67 por cento dos europeus estão descontentes com a situação nacional, 36 por cento pensam que o futuro será pior, 20 por cento acreditam que ainda existe alguma esperança e 40 por cento julgam que o panorama nacional não sofrerá qualquer alteração no futuo próximo.

Questionados sobre a situação do emprego no seu país, 95 por cento dos portugueses dizem ser má e apenas quatro por cento estão optimistas. Como tal, não é de estranhar que para 69 por cento dos inquiridos de nacionalidade portuguesa acreditem que o próximo ano será ainda pior do que o actual e 22 por cento consideram que a situação de crise não vai mudar.

No topo da lista de motivações para o descontentamento dos portugueses estão a evolução do custo de vida, o sistema de reformas em Portugal e o sistema de subsídios de desemprego.

A sondagem Eurobarómetro foi realizada em Portugal pela TNS Euroteste, tendo sido realizadas 1 048 entrevistas entre 4 e 19 de Junho.

Eurobarómetro sondagem Portugal descontentamento situação económica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)