Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Portugueses detidos no Peru

Seis portugueses foram detidos no Peru por tráfico de droga nos últimos dois meses, encontrando-se actualmente nas prisões peruanas um total de 16 portugueses.
11 de Julho de 2006 às 00:00
Segundo fonte da Embaixada de Portugal em Lima todos os portugueses detidos no Peru estão acusados do crime de tráfico de droga e são na maioria homens (há apenas três mulheres), com idades entre os 30 e os 40 anos.
Contudo, não está ainda incluído nesta lista o português detido sexta-feira no Aeroporto Internacional de Lima quando tentava viajar para Madrid com 2,8 quilogramas de cocaína escondidas em sacos de plástico colados ao corpo.
João Manuel Conceira, de 28 anos, foi interceptado pelos agentes da brigada anti-narcóticos de Lima. Na altura da detenção afirmou que aceitou transportar a droga a troco de 3500 dólares, que receberia quando chegasse a Madrid.
A fonte da Embaixada portuguesa mostrou-se surpreendida com o volume de detidos desde o dia 18 de Maio, “ao ritmo de quase um por semana”, por se tratar de um fenómeno que considerou invulgar. “Nunca tal tinha acontecido. A última detenção de portugueses ocorrera em Outubro passado e costumavam acontecer esporadicamente”, afirmou.
Os portugueses detidos este ano ainda estão à espera de julgamento, “apesar de alguns já terem sido transferidos para estabelecimentos prisionais”, acrescentou.
Quanto ao papel da Embaixada nos casos de tráfico de droga, a mesma fonte explicou que a representação diplomática não pode fazer nada a não ser visitar os detidos e dar-lhes o apoio necessário no contacto com as famílias, prestar serviços de tradução e comprar medicamentos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)