Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Portugueses em risco nas Bermudas

As ilhas Bermudas irão proceder, a partir do próximo ano, à expulsão dos cerca de quatro mil portugueses que desde 1989 vivem no pequeno arquipélago pertencente à comunidade britânica, localizado no Atlântico Norte.
8 de Maio de 2006 às 00:00
A direcção do Clube Vasco da Gama lamenta a falta de um cônsul de Portugal em Hamilton
A direcção do Clube Vasco da Gama lamenta a falta de um cônsul de Portugal em Hamilton FOTO: d.r.
A aplicação da lei, que entrou em vigor em 2001 – e só permite a permanência na colónia, para trabalhar, por um máximo de seis anos – está a criar um clima de intranquilidade junto da comunidade portuguesa, o maior grupo de emigrantes no país. Os cerca de onze mil habitantes nascidos em Portugal são cerca de 18 por cento da população. Contando com os luso-descendentes serão cerca de 25 por cento do total.
Herculano Vieira, director do Clube Vasco da Gama, instalado em Hamilton (a capital), disse ao CM haver já pessoas “a receber cartas do governo informando-as de que este será o último ano que poderão permanecer nas Bermudas”. “Estamos bastante preocupados com a partida dos nossos compatriotas. E se a situação é complicada, mais difícil se torna por não termos um cônsul para defender os nossos interesses.”
Herculano Vieira recordou que, a 31 de Julho de 1989, o governo aprovou uma lei em que “deixou de vigorar o princípio de que todos os imigrantes tinham direito à terra”. Em 2001 entrou em vigor outra lei que só permite emigrar para as ilhas por um período máximo de seis anos. A lei abrange todas as pessoas que chegaram desde 1989. Os seis anos cumprem-se já em Janeiro.
Ricardo Pratas, secretário do Clube Vasco da Gama, diz que “os cerca de quatro mil portugueses que serão afectados por esta decisão não irão partir em simultâneo, mas sabem que não poderão permanecer nas Bermudas por muito mais tempo”.
POLÍTICOS AJUDAM ILEGAIS
A dificuldade de preenchimento da documentação para ser obtida a naturalização no Canadá levou a que vários políticos locais aderissem a uma campanha através da qual os portugueses são ajudados a preencher os documentos.
A Campanha Cidadania Canadiana 2006 é realizada no círculo de Davenport pelo deputado federal Mário Silva; pelo deputado da província do Ontário, pelo círculo de Davenport, Tony Ruprech; e pelo vereador da Câmara Municipal de Toronto, César Palácio. Só no primeiro dia da campanha, a 30 de Abril, na Casa das Beiras, foram atendidas 110 pessoas, muitas delas em situação ilegal.
PARA SABER MAIS
COLÓNIA BRITÂNICA
O arquipélago das Bermudas é uma colónia britânica desde o início do século XVII. Hoje, possui Parlamento e governo próprio e o estatuto político de território ultramarino do Reino Unido.
SETE MIL SEGUROS
Além dos cerca de quatro mil portugueses que correm o risco de serem expulsos das Bermudas, as ilhas contam ainda com uma comunidade de sete mil portugueses que emigraram antes de 1989 e por isso não serão repatriados.
RAÍZES NOS AÇORES
Desde o século XVI que os portugueses mantêm contactos com os nativos. A emigração de pescadores açorianos e cabo-verdianos perde-se no tempo.
PORTUGUESES NAS ILHAS BERMUDAS
As ilhas Bermudas são uma pequena colónia britânica, no Oceano Atlântico, a meio caminho entre os Açores e os Estados Unidos. Território: 58,8 km2. População: 65,7 mil. As ilhas têm o rendimento per capita mais elevado do Mundo: 69.900 dólares por ano. Em Portugal é de 19.335.
PORTUGUESES
São 11,8 mil. A emigração açoriana remonta a 1849. Hoje, mais de 90 por cento dos portugueses nas ilhas são açorianos. Nos últimos 50 anos partiram para as Bermudas sete mil açorianos. Destes, 1293 partiram entre 2001 e 2005. As Bermudas são hoje o principal destinos de emigração dos açorianos, ultrapassando os Estados Unidos e Canadá.
CURIOSIDADE
Uma das maiores inovações do moda foi criada nas Bermudas, trata-se do calção tipo bermuda. Surgiu no século XVIII quando havia uma lei que proibia as mulheres de mostrarem as pernas.
O MAIOR PESO DOS PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO
BERMUDAS
População total - 65.700
População lusa - 11.800 (18%)
LUXEMBURGO
População total - 455.000
População lusa - 65.700 (14%)
ANDORRA
População total - 71.200
População lusa - 10.000 (14%)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)