Portugueses homossexuais são cerca de um milhão

As associações de homossexuais não estão surpreendidas com os números da sondagem publicada pelo jornal ‘Expresso’, que refere que um em cada dez portugueses é gay. No entanto, consideram que a maioria ainda se esconde, o que é motivado pelo preconceito.
31.12.05
“Há muito que tenho referido existirem cinco a dez por cento de homossexuais em Portugal”, diz António Serzedelo, da Opus Gay. “A diferença de Portugal e de muitos outros países europeus nas mesmas condições é que há um milhão de homens e mulheres que são homossexuais ou bissexuais e praticam actos homossexuais, mas não praticam a identidade homossexual.”
De acordo com a sondagem sobre os hábitos sexuais dos portugueses, realizada através de questionários anónimos e confidenciais a maiores de 15 anos, sete por cento afirmam ser homossexuais, 2,9 por cento bissexuais e 90,1 por cento heterossexuais. E não parece, a julgar pelos números, haver muitas diferenças entre homens (10,1 por cento) e mulheres (9,8).
No entanto, refere Sérgio Vitorino, da Associação Panteras Rosas, a sondagem só permite “aproximações subjectivas”, uma vez que ficou de fora “a população com desejos homossexuais não assumidos”.
Vitorino considera que há “um grau de homofobia muito elevado na sociedade portuguesa”, o que é revelado pela recusa de dois terços (63,3 por cento) das pessoas convidadas a participar na sondagem a responder às questões colocadas.
IGREJA NÃO COMENTA ESTUDO
Os bispos portugueses não dão qualquer importância ao estudo ontem publicado pelo ‘Expresso’, segundo o qual Portugal tem um milhão de homossexuais. D. António Montes, bispo de Bragança-Miranda e vice-presidente da Conferência Episcopal (CEP), disse ao CM que “não se trata de um assunto que mereça comentários”. Já D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa e porta-voz da CEP, afirma que a questão exige uma análise profunda e que “não é prudente estar a fazer comentários sobre dados pouco concretos”.
Outros bispos e padres contactados pelo CM escusaram-se a fazer comentários, alegando que “as sondagens também se enganam”.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!