Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Povo furioso por bispo ter substituído padre

Os habitantes de Couto do Mosteiro, em Santa Comba Dão, estão revoltados com o facto de o Bispo de Viseu ter substituído o padre da paróquia, António José Rodrigues. Os populares, que já realizaram um abaixo-assinado exigindo a continuidade do sacerdote, acusam D. Ilídio Leandro de "prepotência" e de ter tomado a decisão "sem ouvir o povo".
11 de Agosto de 2009 às 00:30
Os habitantes de Couto de Mosteiro estão contra a saída do padre António José Rodrigues da paróquia.
Os habitantes de Couto de Mosteiro estão contra a saída do padre António José Rodrigues da paróquia. FOTO: Luís Oliveira

A decisão do Bispo de Viseu também já provocou a demissão em bloco dos membros da Comissão Fabriqueira e da direcção do centro social da freguesia. "O senhor bispo não ouve ninguém, por isso ele que encontre novas pessoas para os cargos", disse ontem ao CM Jorge Ferreira, membro da Comissão Fabriqueira de Couto de Mosteiro "há mais de 20 anos".

A mudança de padre apanhou de surpresa os paroquianos, que ficaram "chocados" com o bispo. "O padre Tozé é uma excelente pessoa e soube cativar os nossos corações. Ninguém quer que ele se vá embora. Espero que o senhor bispo volte atrás com a decisão", diz Maria Luísa Viegas. Joaquim Nunes, outro paroquiano, lamenta que o padre se vá embora numa altura em que o povo "se habituou a ele". O padre António José Rodrigues está em Couto de Mosteiro há dois anos e meio e foi notícia em 2007 por se deslocar para as missas num potente automóvel – um Ford Fiesta 2000 ST, de 150 cavalos e na altura único no País. O gosto pela velocidade levou a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados a escrever uma carta ao Papa Bento XVI. O sacerdote, que não fala sobre a sua substituição, já fez saber que não queria sair da paróquia.

PORMENORES

MUDANÇAS

O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, diz que as mudanças de padres "são normais" e visam equilibrar as necessidades noutras paróquias da diocese.

NOVA PARÓQUIA 

O padre Rodrigues fica em Couto do Mosteiro até ao fim de Agosto e depois vai para Vila Longa (Sátão). A população local também não gostou de perder o padre.

CENTRO SOCIAL

O centro de Couto do Mosteiro presta apoio a 72 pessoas carenciadas, sobretudo idosos. Dispõe de um centro de dia e presta apoio domiciliário.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)