page view

Povo quer linchar ladrão

A população do bairro de S. Domingos, em Santarém, está cansada de tantos assaltos. Só um jovem, de 17 anos, é suspeito de envolvimento no roubo de mais de cem carros. Nas caixas de correio foi posta nos últimos dias uma carta anónima a apelar à justiça popular, cuja origem está a ser investigada pela polícia.<br/><br/>

08 de dezembro de 2008 às 00:30

"Se os tribunais não fazem justiça, fazemos nós", lê-se na carta, que implica o jovem ladrão que agora está a viver com familiares, na Nazaré, à espera de ser julgado por vários crimes. No final de Novembro, quando foi apanhado em flagrante a assaltar um carro pela GNR de Rio Maior, foi constituído arguido e mandado para casa, em S. Domingos. Um dia depois, já circulava um e-mail anónimo a dar conta do seu regresso e da insegurança dos moradores. Na última quarta-feira foi a vez da carta chegar ao conhecimento da PSP. Uma fonte policial disse ontem ao CM que "está a ser analisada com muita prudência".

"A situação está a tornar-se num verdadeiro barril de pólvora, porque a paciência das pessoas chegou ao limite", considera o presidente da Junta de Freguesia, Luís Arrais. O autarca condena a carta anónima, mas compreende o "sentimento de insegurança que se vive no bairro".

Há grupos de delinquentes muito jovens "que se juntam só para destruir e vandalizar, por vezes nem roubam nada", explica Luís Arrais, destacando: "Há oito anos que pedimos mais segurança e vigilância e as pessoas começam a acreditar que já não vale a pena chamar a polícia, o que pode ser muito perigoso."

"Se a polícia não faz nada, alguém tem de fazer", diz um residente, que ouviu falar na carta que apela ao linchamento dos ladrões e que entende "as razões de quem a escreveu". "Com a gente que aí anda, isto já parece o ‘Bronx’. Se esse puto volta, é natural que as pessoas comecem de novo a temer por aquilo que é delas, sobretudo os carros, e façam alguma coisa."

PORMENORES

QUATRO NUMA NOITE

O jovem foi detido pela GNR de Rio Maior no dia 25 de Novembro, dentro da quarta viatura que se preparava para furtar nessa mesma noite. Já tinha furtado outros carros na Nazaré, Santarém e Alpiarça.

AGREDIDO NO BAIRRO

No Verão de 2007, o assaltante esteve internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter sido espancado num alegado ajuste de contas com outros delinquentes com residência no bairro de S. Domingos.

PROCESSOS PENDENTES

Apesar de ter apenas 17 anos, o assaltante tem já vários processos pendentes nos tribunais das comarcas de Rio Maior e de Santarém.

PACIÊNCIA NO LIMITE

" A paciência das pessoas chegou ao limite" e neste momento o bairro de S. Domingos é como "um barril de pólvora", diz o presidente da Junta de Freguesia, Luís Arrais.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8